Operação Sossego visa coibir a poluição sonora em Rio Branco

Patrulha do Sossego fiscaliza imóveis e carros que incomodam a população com som acima do permitido (Foto: Pedro Paulo)
Patrulha do Sossego fiscaliza imóveis e carros que incomodam a população com som acima do permitido (Foto: Pedro Paulo)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco e o Ministério Público do Acre (MPAC), realizou no último fim de semana a Operação Sossego. A ação abordou 25 veículos, dois bares e quatro residências que foram orientados sobre a perturbação do sossego e da tranquilidade.

A chamada Patrulha do Sossego atende uma demanda do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Só este ano, o 190 recebeu mais de três mil reclamações relacionadas ao volume de som acima do permitido em residências, bares e veículos.

“Nesse primeiro momento, estamos realizando um trabalho educativo com a população, pois nosso objetivo é conscientizar sobre o respeito aos limites de som, para evitar a perturbação da tranquilidade”, destacou o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Ricardo Brandão.

A força-tarefa coordenada pela Sesp envolve a Polícia Militar, por meio dos Batalhões de Policiamento Ambiental (BPA), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol), que é responsável pelos alvarás de funcionamento de bares e casa noturnas, além da Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público.

Brandão diz ainda que, em um segundo momento, caso o cidadão não acate a ordem das equipes de fiscalização, poderá ser multado e responder a uma ação civil pública.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter