Na primeira semana epidemiológica de 2013, foram registradas 213 notificações de dengue na capital do Acre. Esse número apresenta uma redução de 8,51%, em relação à última semana de 2012, quando foram notificados 233 casos. O resultado já é fruto da parceria entre o governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco, com a Operação Inverno, trabalho intensivo no combate à dengue.
O combate à dengue teve início em dezembro de 2012, com a contratação de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para dar suporte à prefeitura. De acordo com a gerente do Departamento Estadual de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, o contingente de profissionais já está em atividade nos 15 bairros considerados com a maior concentração do mosquito transmissor da dengue. Além desse suporte, a ação conta com a distribuição de tampas para caixas d’águas de mil litros e de 500 litros.
No início de 2013, foi lançada a Operação Inverno, visando acabar com os possíveis criadouros do mosquito da dengue. A operação conta com servidores e maquinários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que realizam o recolhimento de entulhos. De acordo com dados da Semsur, até a última quarta-feira, 9, foi recolhida mais de uma tonelada e meia de lixo.
Como a população pode colaborar no combate à dengue?
Basta que cada cidadão faça a sua parte – limpe bem seu quintal, não deixe entulhos como pneus, tampas de garrafa, garrafas pet, sacolas plásticas e outros objetos que possam acumular água. Além de realizar a limpeza de suas caixas d’água, deixe-as devidamente tampadas.
Nesse período, aproveite as ações da prefeitura e fique atento para saber quais os dias em que a equipe da Sensur irá passar em seu bairro, para que você possa colocar o lixo em frente a sua residência. O lixo que pode ser colocado é o que acumula água, ou seja, lixo orgânico está descartado.