A Operação Inverno, lançada pelo governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre no início deste ano, para manter a infraestrutura da cidade e, principalmente, fortalecer o combate à dengue, já contemplou diversos bairros com a limpeza de vias públicas, remoção de entulhos, desobstrução de canais e bueiros, além da melhoria de calçadas e passeios na capital do Estado.
Graças ao investimento de cerca de R$ 10 milhões na ação, aos 689 trabalhadores envolvidos, aos equipamentos e as 26 equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Secretarias de Saúde (do Estado e do município) e de Assistência Social, a Ação de Inverno está presente nas vias secundárias, incluindo becos e vielas em dez grandes pontos diferentes de todas as sete regionais de Rio Branco. O sucesso das ações foi notado durante a primeira quinzena do mês de janeiro, com a remoção de 2,4 mil toneladas de resíduos e entulhos de vários lugares da cidade, segundo a prefeitura.
Entre todas as atividades promovidas pela operação, vale salientar a importância da distribuição de tampas de caixas d’água, tendo em vista que 63% dos casos são oriundos das caixas destampadas. Um investimento de R$ 1,5 milhão foi feito com a finalidade de que haja uma redução deste número.
O desafio da Ação Inverno é atender em três meses os 202 bairros de Rio Branco. Para garantir maior alcance de resultados, faz-se necessária a participação da população. Todos os moradores precisam ser colaboradores dessa causa comum: o esforço no combate à dengue.