Operação Floresta Viva vai alcançar unidades de conservação

 

Equipes discutiram ações que serão realizadas dentro das unidades de conservação (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Equipes discutiram ações que serão realizadas dentro das unidades de conservação (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Até o fim da tarde desta terça-feira, 14, representantes de órgãos estaduais e federais estiveram reunidos na sala de situação para tratar do combate ao desmatamento ilegal e às queimadas, para avaliar o trabalho da força-tarefa na última semana e planejar as atividades dos próximos dias.

Além das áreas críticas, que nos últimos 15 dias foram alcançadas pela Operação Floresta Viva, as unidades de conservação também foram fiscalizadas pelas equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

A primeira foi a gleba Arez, da Cazumbá/Iracema, em Sena Madureira. O chefe da reserva, que está sob a gestão do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMBio), Tiago Profeta, explica que a principal preocupação é em relação aos ilícitos praticados próximos à reserva.

“Na operação de fiscalização já detectamos dois pontos de desmate em uma ocupação irregular próxima à reserva, então a nossa preocupação é que essa frente avance para dentro da reserva, por isso estamos integrando a força-tarefa”, disse.

Nos próximos dias, as equipes devem atuar na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, passando por Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil. O diretor-presidente do Imac ressalta a necessidade da atuação nas áreas de conservação.

“O olhar nas unidades de conservação deve ser especial, pois elas estão sob critérios mais rigorosos. É importante pontuar que não se trata de impedir as atividades regulamentadas, mas o avanço de atividades ilegais”, esclareceu.

Mesmo com atendimento nas unidades de conservação, outras equipes seguem atuando nas demais áreas.