A Operação Escola Segura deu início às suas ações na última sexta-feira, 13, em Rio Branco. Com isso, as operações executadas pelo Policiamento Escolar, que já eram realizadas, passam a ser regulares, no horário das 7 às 22 horas, nas escolas estaduais e municipais da capital acreana.
A ordem de serviço partiu de uma parceria entre a Polícia Militar do Acre e a Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), a fim de preservar a segurança da comunidade escolar por meio de uma operação contínua. “Para isso, foi necessário o emprego de efetivo de outras unidades a fim de melhorar a sensação de segurança da comunidade escolar, atuando com o quantitativo de no mínimo seis policiais, distribuídos de acordo com a necessidade de efetivo”, afirma o tenente João Gomes Jácome, que comanda a operação.
A proposta busca aperfeiçoar os serviços realizados pelo Policiamento Escolar e apresentar uma resposta eficaz à comunidade. “É necessário que essa ação aconteça para que aumente nossa sensação de segurança durante nosso trabalho. Ter a presença da polícia militar no cotidiano inibe qualquer prática ilícita que possa vir a acontecer nos arredores da escola ou até mesmo dentro da instituição”, garante o gestor da escola Henrique Lima, no bairro Calafate.
Guilherme Santos, de 11 anos, aprovou a presença dos policiais durante visita a sua sala de aula, na escola Áurea Pires Montes de Souza, no bairro Aeroporto Velho. “Acho muito legal eles estarem perto da gente. Isso deixa a gente bem mais seguro e evita que criminosos se aproximem”, explicou o estudante.
A ação visa coibir e prevenir quaisquer ações delituosas ou que possam pôr em risco a integridade física e mental dos alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino.
Escola Segura
A operação realiza abordagens policiais na frente e no entorno das escolas – com ênfase nas instituições localizadas em áreas com maior risco de violência, palestras sobre prevenção e segurança escolar, levantamento de segurança sobre os principais problemas que afetam as instituições, viabiliza encaminhamentos de pedido de soluções às instituições parceiras e realiza visitas e reuniões com os gestores/coordenadores escolares, conforme agenda pré-estabelecida pelos envolvidos, de maneira a contemplar todas as escolas em suas regionais.