Operação Carro-Pipa reforça distribuição de água em Rio Branco

Doze carros-pipa levam água potável para mais de três mil famílias (Foto:Gleilson Miranda)
Doze carros-pipa levam água potável a mais de três mil famílias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Rio Acre registra nesta terça-feira,15, a marca de 2,88 metros em Rio Branco, reflexo do período de estiagem, mesmo com o início do período de chuvas. Com este cenário, em que o manancial apresenta constantes oscilações, o processo de distribuição de água da capital, torna-se algo desafiador.

Neste sentido, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a Defesa Civil Estadual recebem o apoio da Operação Carro-Pipa, articulada pelo Ministério da Integração, após o decreto de situação de emergência, assinado em julho pelo governador Tião Viana.

“Mais de três mil famílias das regiões dos loteamentos Adauto Frota, Raimundo Amâncio e Praia do Amapá, Ramais do Panorama, Joca e Marizal, Vilas Albert Sampaio, Manoel Marques, Liberdade e a Rua Beira da Judia recebem o auxílio dessa ação”, destaca o coordenador de contato social do Depasa, Nier Pinheiro.

O gestor informa que os moradores dessas regiões são atendidos por 12 carros-pipa e que técnicos da instituições contam com a parceria dos líderes comunitários para detectar os locais que precisam de abastecimento. “Na estiagem, a maioria os poços domiciliares secou, gerando muitas dificuldades para os moradores que dependem desses reservatórios. Com isso, oferecemos o acesso à água potável para essa população”, relata Pinheiro.

Antônio Marcos da Silva, morador do Loteamento Adauto Frota, comenta que, antes deste auxílio dos carros-pipa, obter água potável era um gasto a mais em seu orçamento.

“Tínhamos que comprar água para beber e fazer as coisas de casa, e como o verão deste ano está severo, o poço do meu quintal secou totalmente e as chuvas estão insuficientes para enchê-lo, por isso esta assistência veio no momento certo”, disse.