Operação Boas Festas intensifica defesa dos direitos do consumidor

Operação visa averiguar se os direitos do consumidor estão sendo cumpridos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Operação visa averiguar se os direitos do consumidor estão sendo cumpridos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com o objetivo de prevenir possíveis atos infrativos ao consumidor que vai fazer as compras de fim de ano nesta e na outra semana, o Procon/AC está com a “Operação Boas Festas” atuando no comércio de Rio Branco.

A equipe do órgão está percorrendo, principalmente na semana de Natal, o comércio varejista da cidade para verificar se os produtos expostos possuem preços visíveis e se o estabelecimento possui o Código de Defesa do Consumidor.

Durante a operação os empresários são orientados a não cobrar valores diferentes no cartão de crédito e débito, além de não praticarem propaganda enganosa e venda casada dos produtos.

“Até o final do mês de dezembro o Procon acompanhará o consumidor visando evitar qualquer tipo de prática infrativa”, alertou o diretor do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Fran Britto, chefe da Divisão de Fiscalização do Procon, alerta que, se constatado irregularidades, o estabelecimento poderá receber uma auto de infração que leva a aplicação de multa.

“Nessa época do ano a movimentação no comércio é maior e por isso estaremos fazendo fiscalização ostensiva em todo o comércio”, frisou.

O consumidor que se sentir lesado pode procurar o atendimento do Procon na OCA ou mais informações através do telefone 151.