Operação Boas Festas do Procon segue atuando no centro da capital

Agentes fiscais do Procon visitarão o comércio local até o fim do mês de dezembro (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

No terceiro dia da Operação Boas Festas, realizada pelo governo do Estado, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Acre), os agentes fiscais já visitaram 20 estabelecimentos comerciais localizados na Galeria Meta, no centro de Rio Branco.

O objetivo principal é garantir e resguardar os direitos do consumidor acreano neste período festivo, quando o consumo aumenta.

Nessa fase da fiscalização, os agentes do Procon visitam as lojas e orientam os comerciantes quanto à precificação dos produtos, das vendas com cartões de crédito e débito, que não pode haver diferença no preço, alertam para que o comércio possua sempre um manual do Código de Defesa do Consumidor  (CDC) disponível para consulta, entre outros.

“Nós passamos na loja, verificamos se tem alguma irregularidade, caso haja, a gente estabelece um prazo para que o comerciante regularize. Se não tiver nenhum problema, nós fazemos um relatório confirmando que está tudo de acordo com a lei. Mas isso não impede da nossa equipe voltar na loja em caso de alguma denúncia”, explicou o agente fiscal Rommel Queiroz.

A ação do órgão é bem vista pelos comerciantes da capital, Eliana Bezerra faz questão de receber bem a equipe de fiscais. “Eles esclarecem nossas dúvidas, nos orientam para evitar cair em multas e não ser lesado ou nem lesar alguém, então isso tem nos ajudado muito”, disse a empresária.

Cleuza Paulo: “Me sinto segura com a atuação dos fiscais nas lojas” (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Quem também se sente segura com a presença do Procon nos corredores da galeria é a professora Cleuza Paulo, que já pesquisa os preços dos presentes de Natal. 

“Sabendo que eles estão atuando, teremos a certeza de que não seremos lesados e assim fazer nossas compras mais tranquilamente, principalmente quando precisa usar o cartão de crédito que sempre dá problema nas lojas que querem cobrar mais caro na hora de parcelar, o que não é permitido”, comentou Cleuza.

A ação que iniciou no último dia 12, vai até o fim do mês de dezembro e pretende fiscalizar principalmente as lojas de artigos de presente como roupas, calçados, perfumaria, eletrodomésticos e eletrônicos entre outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter