A Operação Álcool Zero é uma política pública do governo do Estado criada em 2011 e visa a coibição da mistura de álcool e direção de veículos. Essa política é executada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran). Com um ano de criação, foi reduzido em 50% o número de acidentes fatais de trânsito.
Este ano, a Operação Álcool Zero completa quatro anos cumprindo seu principal papel: salvar vidas. Em 2014, houve uma diminuição de 22% no índice de mortes ocasionadas pela combinação de álcool e direção. Esse dado comprova a eficiência e eficácia dessa ação, além de ser modelo de gestão para outros Estados brasileiros.
“Como a operação se estende por toda a madrugada, durante as blitze a Polícia Militar intercepta foragidos da Justiça, além de apreender drogas, armas de fogo, identificar documentos falsificados e recuperar veículos furtados”, ressalta o comandante da Bptran, major Paulo Fernandes.
“Todas as madrugadas, agentes de trânsito estão nas ruas da capital incansavelmente em busca da segurança viária. Educar, fiscalizar, prevenir e salvar o bem maior que é a vida é o principal lema da Operação Álcool Zero”, destaca o diretor-geral do Detran, Gemil Júnior.
Visando a introdução das ações da Álcool Zero no interior, o Detran leva a operação a Sena Madureira, Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Além do trabalho de fiscalização, agentes de trânsito vão às escolas da capital no intuito de educar futuros condutores sobre os perigos da mistura álcool e direção.
Produtividade Operação Álcool Zero 2011 – 2014
Veículos abordados: 175.641
Testes de bafômetros: 120.516
Atuações por embriaguez: 1.092
Crime de embriaguez: 778