Uma das metas de planejamento do Programa Opera Acre é a diminuição de filas de cirurgias. Com esse intuito, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nesta sexta-feira e sábado, 9 e 10, consultas de avaliação cirúrgica e agendamento de exames pré-operatórios para pacientes dos municípios de Sena Madureira.
Diante da demanda represada, foram atendidos 300 pacientes, atendendo 150 pessoas ao dia. Além das consultas ambulatoriais, foram agendados os exames de eletrocardiograma, raio-x, hemograma completo e a avaliação do risco cirúrgico.
De acordo com Silvia Lima, coordenadora Ambulatorial da Sesacre, estão sendo solicitados exames pré-operatórios e a meta é diminuir a fila de espera do município para cirurgia-geral.
“A partir desse atendimento ambulatorial os pacientes entrarão na fila única de cirurgia. O nosso trabalho é descentralizar esse tipo de serviço levando para o mais perto possível da população consultas, exames e cirurgias”, destacou Silvia Lima.
O paciente Cleiton Gomes, 44, morador de Sena Madureira, falou que há muito tempo estava na fila de espera e falou da importância de ter um atendimento de qualidade e ver a possibilidade a cirurgia de Hérnia Inguinal que necessita fazer.
“É muito bom ver a Sesacre vir até nosso município e realizar consultas e exames, e essa possibilidade de não precisarmos nos deslocar até a capital, para realizar esses procedimentos”, falou o paciente Cleiton Gomes.