Opas está em Cruzeiro do Sul para conhecer estratégia de combate à malária

Os profissionais da Opas e MS conheceram o laboratório de Cruzeiro do Sul onde cerca de mil exames de malária são revisados (Foto: Diego Tenutti/Sesacre)
Os profissionais da Opas e MS conheceram o laboratório de Cruzeiro do Sul onde cerca de mil exames de malária são revisados (Foto: Diego Tenutti/Sesacre)

Quatro profissionais da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde (MS) ficarão em Cruzeiro do Sul, entre os dias 19 e 22 deste mês, para conhecer a estratégia de combate à malária no Acre. As equipes de Vigilância em Saúde do Estado também acompanham a visita.

“O Acre apresenta uma estratégia de combate à malária reconhecida internacionalmente. Com isso, viemos conhecer de perto esse trabalho, que rendeu até prêmios ao estado, para verificar se há algo que possamos melhorar e até mesmo levar como exemplo para outros países”, disse o representante da Opas no Brasil, Enrique Vasquez.

Na sede da Coordenação de Endemias de Cruzeiro do Sul, os profissionais da Opas e MS se reuniram com equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), na tarde desta quarta-feira, 19. Os técnicos conheceram como funciona o trabalho de revisão dos testes de malária, feitos pelos agentes de endemias – cerca de mil por dia. “A revisão dos testes é o nosso controle de qualidade”, disse a diretora de Vigilância em Saúde do Estado, Izanelda Magalhães.

Os profissionais vão acompanhar todo o serviço de combate à malária, nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21, desde o planejamento até o trabalho de campo, realizado nas residências.

A entrada dos agentes de endemias nas residências e suas orientações previnem novos casos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A entrada dos agentes de endemias nas residências e suas orientações previnem novos casos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Com o aumento de malária em 2013, nós queremos verificar o que houve de errado. Por exemplo, tivemos a troca da forma de tratamento de um para dois comprimidos ao dia. Queremos verificar se isso influenciou no controle da doença”, exemplificou a representante do MS, Liana Blume.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, houve um aumento do número de notificações da malária do tipo falsiparum – a mais grave. “O controle da malária só tem sucesso se a população também fizer a parte dela: usar o mosquiteiro impregnado, receber os agentes de endemias, deixar que a casa seja borrifada e fazer o tratamento completo. Enfim, estamos aqui para mostrar o nosso trabalho premiado internacionalmente à Opas e, também, para encontrarmos o motivo pelo qual os números de casos da doença aumentaram. Mas é bom ressaltar que, mesmo com a subida dos casos, nenhuma pessoa morreu por causa da doença”,  disse Suely Melo.

Neurologista no Juruá

Durante a reunião com as equipes da Opas e MS, a secretária Suely Melo falou, também, sobre as dificuldades para manter médicos especialistas, até mesmo na capital. Para a região do Juruá, o governo do Acre já ofertou quatro concursos para contratação de neurologistas, mas nenhum profissional se candidatou às vagas.

“O governo do Estado está lançando mais um concurso para esse e outros profissionais de saúde. Caso isso não resolva, estamos viabilizando, também, contratação de uma empresa privada para prestar os serviços especializados aqui no Juruá”, ressaltou Suely.

Agentes de endemias

A secretária anunciou, ainda, que a contratação dos 135 agentes de endemias aprovados no último concurso será realizada em março.

Regulação do serviço de saúde no Juruá e Cartão Verde

Para melhorar o serviço de agendamento para atendimentos da saúde pública, a Sesacre está em fase final de implantação da regulação no Juruá.

“Com essa regulação, nós podemos traçar estratégias específicas para trazer os especialistas que a população mais precisa, em mutirões, por exemplo, já que o serviço de regulação vai nos dar, exatamente, as quantidades de pacientes que aguardam e quais são os procedimentos que eles precisam”, ressaltou Suely.

Sobre o Cartão Verde, a Suely explicou que ele será oferecido para a população da zona rural, para que tenha prioridade de acesso aos serviços de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter