aprimoramento

ONU capacita profissionais do fluxo migratório de Rio Branco 

Com o apoio do governo do Acre, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) realizou na manhã desta sexta-feira, 14, uma capacitação com atores do fluxo migratório de Rio Branco, tratando sobre a proteção internacional de pessoas refugiadas e migrantes em contextos de fronteiras.

Governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Ministério Público do Acre, Pastoral do Migrante e Cáritas participaram do encontro com a ONU. Foto: Carlos Alexandre/Seasd

A ação integra a segunda visita técnica da agência da ONU no Acre, para identificar a estrutura e o que pode ser aprimorado relativo às questões migratórias no estado. Presente em 135 países, o ACNUR é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. 

Juliana Serra e Raquely Portela representam a agência da ONU, visitaram os municípios do Acre compreendendo o fluxo migratório. Foto: José Caminha/Secom

A pessoa refugiada é aquela forçada a deixar seu país, pois sua vida ou integridade correm risco. Já o migrante é a pessoa nacional de outro país ou apátrida que trabalha ou reside e se estabelece temporária ou definitivamente no Brasil. Essas e demais informações introdutórias à proteção internacional de pessoas refugiadas em contexto de fronteira foram difundidas. 

Lauro Santos, gestor da Seasd, prestigiou a oficina e ressaltou o compromisso do governo do Acre. Foto: Carlos Alexandre/Seasd

O titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), Lauro Santos, prestigiou a oficina e ressaltou o compromisso do governo do Acre: “Contem com os nossos esforços para oferecer o melhor para as pessoas em vulnerabilidade social. Nós honramos as leis brasileiras, recebendo e proporcionando dignidade a todos”. Na sua fala, o gestor também agradeceu o empenho de demais instituições parceiras e prezou pelo aprimoramento do fluxo migratório. 

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) atua na proteção dos direitos das pessoas em situação de refúgio em todo o mundo. Foto: José Caminha/Secom.

Outras temáticas foram trabalhadas como o procedimento de solicitação de refúgio no Brasil, a importância da construção de políticas públicas, assim como rotas irregulares e a prevenção ao tráfico e contrabando de pessoas.