Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições

Com o objetivo de levar uma maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, estão abertas as inscrições para a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Realizada em fase única, a olimpíada será dia 19 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Escolas públicas ou particulares que ainda não participam já podem se cadastrar pelo site www.oba.org.br. O prazo para inscrições de escolas vai até 19 de março.

Em 20 anos de existência, a OBA já superou a marca dos oito milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas.

Em 2016, a olimpíada teve a participação de 744.107 estudantes de 7.915 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.

A olimpíada é dividida em quatro níveis – os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio – e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.

A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os mais bem classificados na OBA representam o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018.

MOBFOG

Organizada pela OBA, a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também está com inscrições abertas.

O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.

A MOBFOG é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.

O evento é realizado dentro da própria escola e tem quatro níveis. A novidade deste ano é que professores também poderão construir e lançar foguetes.

As inscrições para as instituições que ainda não participaram da OBA ou da MOBFOG vão até o dia 19 de março. Para participar, deve-se cadastrar a escola primeiramente na OBA pelo site http://www.oba.org.br.

Os estudantes do ensino médio que conseguirem os melhores lançamentos de foguetes serão convidados para a Jornada de Foguetes, evento anual que reúne alunos de todo país na cidade de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Para essa edição são esperados mais de 100 mil alunos.

A MOBFOG conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da UNIP (Universidade Paulista), e pela primeira vez com o apoio da AVIBRAS.