A equipe médica de oftalmologia que atende no Hospital das Clínicas de Rio Branco e médicos residentes participaram durante a sexta-feira, 24 e o sábado, 25, de uma especialização em ultrassonografia ocular com aulas ministradas pelo médico Javier Yugar.
Yugar tem vasta experiência na área de oftalmologia. Peruano, naturalizado brasileiro, Javier Yugar tem três livros publicados sobre ultrassonografia ocular e fez especialização nesta área nos Estados Unidos. “Ministramos este curso por todo o Brasil. Agora, fui convidado para estar no Acre e compartilhar as experiências e conhecimentos com essa equipe”, disse.
Esta é a primeira vez que o médico vem ao Acre, mas ele revela que há 25 anos mora no Brasil. “Fiquei muito impressionado as instalações do hospital que faz parte do SUS [Sistema Único de Saúde], mas que mais parece com um hospital privado por ser muito bem aparelhado. Isso é muito bom para os pacientes do Acre”, declarou Javier Yugar.
O oftalmologista Eduardo Velloso explica que o curso foi divido em duas partes: a teórica e a prática. “Durante a prática do curso nós já fazemos o atendimento de pacientes do SUS que precisavam fazer ultrassonografia ocular. Nós colocamos em média um paciente para cada aluno para que assim, possam sentir na prática o que foi ensinado na teoria”, detalha Velloso.
Javier Yugar ressalta que os pacientes atendidos nesses dois dias são pessoas que tiveram diagnósticos difíceis. “São pacientes que precisam de orientação diferenciada tanto para o médico oftalmologista cirurgião, quanto para os alunos para entender melhor sobre as patologias do olho”, observa.
De acordo com Velloso, a qualificação da equipe médica permite aumentar a oferta de médicos cirurgiões especializados nesta área da saúde ocular e, consequentemente, isso permitirá reduzir o número de pacientes que aguardam pelo procedimento de ultrassonografia ocular.
Nove residentes participam da qualificação, entre eles está o médico residente Renato Velloso. “É muito importante estar participando dessas atualizações para poder aperfeiçoar e, consequentemente, poder melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços que prestamos aos nossos pacientes. Isso melhora a qualidade dos exames, das informações que passamos a eles e os tratamentos oftalmológicos”, frisa Renato Velloso.