Oficinas e eleição da mesa diretora da plenária no segundo dia do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas

Jornalistas se reúnem para falar sobre meio ambiente e formação profissional (Foto: Diego Gurgel)

Jornalistas se reúnem para falar sobre meio ambiente e formação profissional (Foto: Diego Gurgel)

A tarde de quinta-feira, 8, manteve o ritmo de atividades do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, no Condomínio FECOMÉRCIO – Acre. Com duas oficinas e uma roda de conversa acontecendo simultaneamente, os participantes tiveram que optar pela mais interessasse.

A Roda de Conversa teve a temática “O Jornalismo Ambiental na Academia e a Formação dos Profissionais” levantou temas como a transversalidade desse segmento nas demais categorias de jornalismo e a atuação da universidade nessa proposta. Sob a mediação do diretor da Fenaj, Luiz Carlos Spada, a pauta foi debatida por Ilza Girardi, do Núcleo de Ecojornalistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Patrícia Kolling, professora da Universidade Federal de Mato Grosso; e Arthur Leite, assessor do Ministério Público do Estado do Acre.

 Jornalista Elson Martins falou sobre “Jornalismo contra a ditadura militar” (Foto: Diego Gurgel)

Jornalista Elson Martins falou sobre “Jornalismo Contra a Ditadura Militar” (Foto: Diego Gurgel)

As oficinas foram bem requisitadas entre os integrantes do congresso. “A Ética na Cobertura do Meio Ambiente”  foi ministrada por Suzana Tatagiba, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo e da Comissão Nacional de Ética da Fenaj. Alguns participantes acompanharam as explanações de Ricardo Carvalho, representante do Instituto Vladimir Herzog; e do jornalista Elson Martins sobre “Jornalismo Contra a Ditadura Militar”. Elson contou as histórias da realidade de índios, seringueiros e demais oprimidos que procuravam a redação do jornal Varadouro, um dos principais veículos de resistência contra os desmandos dos poderosos de meados das décadas de 70 e 80 no Acre.

Mesa diretora da Plenária e Carta de Rio Branco

Para fechar os trabalhos do dia foi realizada a votação para eleição da mesa diretora da Plenária do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a comissão de elaboração da Carta de Rio Branco, refletindo os debates realizados no evento e aprovação do Regimento Interno.

Foram eleitos para mesa diretora os seguintes nomes: Luiz Spada (GO), presidente; Bruno Cruz (RJ), vice-presidente; Valdice Gomes (AL), secretária geral; Aderbal Filho (SC), relator; e José Eduardo (SP), relator.  E para a comissão de elaboração da Carta de Rio Branco foram designados Maria José Braga (GO), Antonio Paulo (AM) e Lincoln Macário (DF).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter