Oficina prepara profissionais para atenção integral à saúde de crianças e adolescentes

Oficina de capacitação contou com representante do Ministério da Saúde (Foto: Júnior Aguiar)

O Governo do Acre por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Coordenação do programa Primeira Infância Acreana (PIA) e Divisão de Saúde da Criança, encerrou nesta sexta-feira, 1, a oficina alinhamento de trabalhadores na estratégia de Linha de Cuidados para a Atenção Integral da Saúde de Crianças, Adolescentes e Suas famílias em Situação de Violência.

A capacitação teve início na última segunda-feira, 27, encerrando nesta sexta-feira, 1º de dezembro. As oficinas, que contaram com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MS), aconteceram na Faculdade Meta (Fameta), em Rio Branco, e foi direcionada a profissionais de diversas áreas ligadas à saúde, assistência e educação.

De acordo com Gracielly Delgado, consultora do MS, o objetivo da oficina é promover a articulação de gestores e profissionais da rede de assistência para que atuem como multiplicadores nas prática e ações de cuidados e proteção, destacando a importância do trabalho junto às famílias, além do alerta para a vulnerabilidade, sinais e sintomas da violência.

“A nossa intenção é trabalhar com promoção da saúde, prevenção da violência, e também qualificar o atendimento quando essa criança ou adolescente já sofreu a violência, fazendo os encaminhamentos de forma mais ágil. O trabalho do Ministério da Saúde é tornar esse fluxo mais organizado no território. Estamos iniciando em alguns municípios, mas a meta é contemplar todo o Estado”, destaca.

A capacitação contou com 50 participantes no primeiro momento, que serão multiplicadores para atingir profissionais capacitados e envolvidos nos espaços institucionais governamentais e da sociedade civil em todo Estado. Profissionais de Assis Brasil, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Jordão, Rio Branco e Rodrigues Alves estiveram na ação.

“A capacitação coloca esse profissional com um olhar diferenciado. Por isso, as oficinas foram tão importantes, como forma de reforçar essas ações, de pactuar estratégias para atenção integral da saúde da criança, do adolescente e suas famílias”, pontua a Silvia Helena, área técnica da Divisão de Saúde da Criança.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter