Moradoras do bairro Calafate participaram na quarta-feira, 1º, da oficina de Produção de Sabão Caseiro, realizada pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com a Funtac e a Secretaria de Estado de Habitação (Sehab). O objetivo é empoderar o grupo de mulheres que mora nos residenciais Aroeira e Itatiaia – moradias cedidas pelo governo do Estado para cidadãos que viviam em áreas de risco.
A representante da Seap, Márcia Souza, afirma que a oficina ensina a produzir artesanalmente o sabão (em barra e o líquido) reciclando o óleo de cozinha. “A atividade tem a meta de transformação social, por meio do incentivo ao espírito empreendedor do grupo. As 28 mulheres participantes estão motivadas a fazer uma feira para expor o sabão, e essa resposta da comunidade superou nossas expectativas”, disse.
A técnica da SEPN Beth Pinheiro conta que outro parceiro é o Via Verde Shopping. “Eles estão colaborando com a sustentabilidade, e então semanalmente é cedido o óleo usado para ser matéria-prima da reciclagem das oficinas.”
A produção de sabão caseiro é uma forma atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma lixo em insumos. Possui grande vantagem ambiental e contribui também para a economia dos recursos naturais, gerando emprego e renda.