Oficina de educação ambiental intensifica ações de combate às queimadas

A oficina apresentou resultados do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Foto: Angela Peres/Secom)
A oficina apresentou resultados do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Foto: Angela Peres/Secom)

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoveu nesta sexta-feira, 24, no auditório da Biblioteca da Floresta, uma oficina de educação ambiental para a apresentação dos resultados do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf), que visa trabalhar junto à agricultura familiar alternativas produtivas e sustentáveis para a produção.

A promoção do programa faz parte da força-tarefa do governo para intensificação do combate ao desmatamento e às queimadas no Estado.

A oficina é promovida para as secretarias de áreas afins da temática ambiental e de produção, e instituições de educação ambiental urbana e rural, além de representantes dos movimentos sociais e conselhos de trabalhadores rurais.

O Peaaf é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executado pela Sema.

Seu objetivo principal é trabalhar a conscientização de agricultores familiares quanto às alternativas produtivas que não levam em consideração o uso de agrotóxicos e favorecerem o não desmatamento de áreas de florestas primarias.

“O Peaaf já foi executado no Vale do Juruá e Tarauacá/Envira com ações voltadas aos agricultores familiares e relativas ao uso do fogo e de enfrentamento ao desmatamento ilegal e às queimadas”, explicou o chefe da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis da Sema, Adriano Santos.

Santos contou ainda que o término da primeira fase do programa irá culminar com a implementação de um plano de ação para o Acre, relacionado às ações de combate ao desmatamento e às queimadas.

“Só este ano, é a terceira oficina a ser realizada, e a experiência do Acre em educação ambiental é de grande destaque na Amazônia”, comentou Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter