Entre os dias 15 e 19 deste mês, acontece na Biblioteca da Floresta/FEM a oficina “A Arte Huni Kui: Tecendo com Miçangas”. As aulas ocorrem entre as 18 e 19h30 e serão ministradas pela artesã indígena Dalva Ayuni Kaxinawá. A biblioteca apoia o evento, como parte da programação da Semana do Índio.
As inscrições, que começam nesta segunda-feira, 8, e vão até sexta, devem ser feitas no primeiro piso da Biblioteca da Floresta, entre as 9 e as 11 horas. O investimento é de R$ 50. As vagas são limitadas.
Na oficina, os participantes aprenderão a fazer pulseiras, colares, brincos e outros itens de forma artesanal com desenhos – conhecidos como kenês – típicos do povo kaxinawá. Ao final, os artesanatos produzidos serão expostos aos visitantes e usuários da biblioteca. Todo o material utilizado está incluso no investimento.
Dalva Ayuni nasceu na aldeia São Joaquim, em Jordão. Ela aprendeu a criar artesanato com a mãe Mazenilda Kaxinawá e há oito anos comercializa seus trabalhos em Rio Branco, onde mora desde 2009. Além disso, recebe encomendas de várias partes do país e já expôs e vendeu seus produtos na Noruega.
Para mais informações sobre a oficina “A Arte Huni Kui: Tecendo com Miçangas”, basta ligar para o número 3223-9939.