Curso pretende envolver lideranças da região para elaborar propostas de proteção de manancial hídrico
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), promove nesta quinta-feira, 28, a Oficina Cuidando das Nossas Águas – Igarapé Judia durante a qual serão debatidas medidas de contenção dos impactos ambientais causados ao longo dos anos. A oficina que começa às 8 horas, no Horto Florestal, em Rio Branco, pretende mobilizar lideranças que atuam na região para que, juntas, as instituições públicas possam elaborar políticas de proteção a partir do conhecimento do potencial ecológico, social e econômico vigente na bacia do igarapé.
O Judia segue pela área que abrange os municípios de Rio Branco e Senador Guiomard e é um dos igarapés mais importantes para a manutenção hídrica e perenidade do rio Acre. Tem extensão de 10.234 hectares. O impacto sofrido ao longo dos anos com a inexistência de gerenciamento de resíduos sólidos ocasionou a poluição do igarapé, bem como de outros recursos hídricos pela característica de atraírem aglomerações humanas onde se constituem as cidades, principalmente na região amazônica.
Entre os temas que serão trabalhados na oficina estão Abastecimento público da água: caso ETA, Gestão de riscos relacionados a recursos hídricos (Defesa Civil), Gestão integrada das águas e recursos hídricos do igarapé Judia (Sema). O evento será fechado com a avaliação e elaboração de propostas para ações futuras. A Oficina das Águas será realizada de 8 às 17 horas.
Veja aqui a programação completa.