Oficina capacita profissionais para atendimento especializado a gestantes de alto risco

O ambulatório especializado no atendimento a gestantes e crianças de alto risco fica localizado na Policlínica Tucumã; oficina contempla profissionais do Baixo Acre/Purus

As gestantes carregam no ventre o futuro da política, da educação, da saúde e de todos os outros setores da sociedade. Para garantir que esse futuro seja construído de forma segura, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu nesta quarta-feira, 7, uma oficina para servidores dos municípios que compõem a região do Baixo Acre/Purus.

Profissionais dos municípios que compõem a região do Baixo Acre/Purus participaram da oficina Foto: Odair Leal/Secom

Essa é a primeira oficina de estratificação de risco das condições crônicas para gestantes, ou seja, os profissionais aprenderão a identificar as mães que apresentem um quadro de saúde que ofereça risco a ela ou ao bebê, encaminhando-a de imediato ao ambulatório especializado, localizado na Policlínica Tucumã.

“Na Policlínica a gestante será atendida por uma carteira multiprofissional, onde teremos ginecologista obstetra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistência fonoaudiológica e social, além de pediatria, enfermeira e enfermeira obstetra. Eles direcionarão as demandas à atenção primária que irá acompanhar essa gestante”, explica a coordenadora do Planifica/SUS no Acre, Emanuelly Nóbrega.

A coordenadora do PlanificaSUS no Acre, Emanuelly Nóbrega, diz que as gestantes serão acompanhadas por diversos profissionais. Foto: Odair Leal/Secom

Os municípios estarão aptos após essa oficina a estratificar o risco da gestante para compartilhar o cuidado com o ambulatório de alto risco.

A gestante será avaliada pela carteira de serviços especializada. Também será elaborado o plano de cuidados que será compartilhado com a atenção primária para dar continuidade ao acompanhamento das gestantes.

A orientação aos municípios é para que a gestante de alto risco não tenha que se deslocar do interior à capital, por exemplo. Assim, o monitoramento lado a lado com o Estado, garante a diminuição do índice de mortalidade infantil no Acre.

Projeto PlanificaSUS

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde, que visa o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, ou seja, organiza, classifica e estrutura as unidades de saúde de todo o Brasil para que a população tenha um atendimento rápido e seguro.

Diante disso, a organização do ambulatório especializado para gestantes e crianças de alto risco é fruto desse projeto que há cerca de um ano e meio é desenvolvido na região do Baixo Acre/Purus para posterior implantação nas outras regionais.

A maternidade de Rio Branco, uma obra de enorme magnitude para a saúde da mulher e da criança acreanas, e que traz uma arquitetura moderna, sendo uma das obras priorizadas pelo governador Gladson Cameli, contará com laboratório estruturado e organizado, como explica o gerente da Policlínica Tucumã, João Paulo Silva.

“Esse modelo vai migrar para a nova maternidade e vai ser entregue com todo o fluxo já estabelecido. Esse é um cuidado longitudinal, a várias mãos e em contato direto com o município”, destacou o gerente da Policlínica Tucumã, João Paulo Silva.

“Estamos acabando com filas”, disse o secretário de Saúde de Plácido de Castro, João Lessa. Foto: Odair Leal/Secom

O secretário municipal de Saúde de Plácido de Castro, João Lessa, destaca os resultados positivos do projeto PlanificaSUS para a saúde dos munícipes: “Temos resultados positivos. Hoje já temos uma unidade referência, onde o Planifica está bem avançado e estamos acabando com as filas”, salientou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter