O capitão da Polícia Militar do Acre (PMAC), Randson Oliveira da Silva, faz parte do grupo de 17 oficiais que formaram nesta sexta-feira, 6, no Curso de Especialização Profissional – Policiamento Ambiental I 2023, ofertado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Além do acreano, a capacitação contou com a participação de militares paulistas, paraense e paranaense.
Com uma carga horária de 200 horas/aula, o curso foi divido no formato de Ensino a Distância (EaD) e também presencial, que contou com seis semanas de atividades em solo paulista. Com disciplinas voltadas para a atuação ambiental, a grade curricular abrangeu desde Inteligência Policial, Tecnologia da Informação e Comunicação, Direito Ambiental, Policiamento Ambiental e Procedimentos Operacionais.
Com formação acadêmica em Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Acre (UFAC), o capitão faz parte do efetivo do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), onde buscará agregar conhecimento a sua atividade. “Possibilitou vivenciar a realidade de outras instituições e assim implementar as experiências exitosas pelas quais já passaram, adequando a realidade do nosso estado”, destacou.
Além do certificado e do brevê, o capitão trará na bagagem os conhecimentos e o intercâmbio com outros profissionais da área, que pretende difundir à tropa da sua unidade especializada. “A cultura de intercâmbio para formações e capacitações estreita os laços entre as instituições coirmãs e torna perene a busca e transmissão de conhecimento, fortalecendo a segurança pública e a defesa do meio ambiente”, concluiu.
O BPA tem investido na capacitação de seus profissionais. Somente em 2023 dois militares da unidade formaram no Curso de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT), dois em Geoprocessamento Aplicado ao Policiamento Ambiental, um em condução de veículos 4×4 e mais dois irão para o Curso de Policiamento Ambiental em São Paulo, além das instruções ao efetivo, no uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) e geoprocessamento.