Ao todo, 34 policiais e graduados da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) foram promovidos nesta segunda-feira, 21. A solenidade ocorreu na frente do Comando Geral e foi acompanhada pelo governador Tião Viana, pelos militares, parentes e amigos, além de autoridades da segurança pública estadual, do poder judiciário, exército, aeronáutica e também secretários de Estado e parlamentares. “O sucesso de vocês é o sucesso do Acre,” comenta o deputado estadual Jamyl Asfury.
Foram 14 oficiais promovidos a 1º tenente, capitão, major, tenente coronel e coronel. Entre os 20 graduados, os postos são de 1º sargento, e 2º tenente, este o primeiro posto do oficialato.
A promoção é o reconhecimento e valorização dos militares pelos serviços prestados à população, seja por tempo de serviço (antiguidade) ou merecimento. Os candidatos passam por um critério técnico de avaliação, feita pelo corpo de oficiais, em três linhas de análise, que levam em consideração a história de dedicação exercida na corporação, o governador acompanha o processo e dá o parecer final. “O resultado é que temos uma polícia militar que se sente respeitada e orgulhosa pelos caminhos de promoção que tem vivido no Acre”, diz Tião Viana.
Um dos oficiais promovidos pelo critério de merecimento foi o major Giovani. Enquanto capitão, atuou na negociação da tentativa de assalto à uma lotérica no centro de Rio Branco. Ele já era o primeiro na avaliação da comissão de promoção. “Aumenta a patente, mas vem também a responsabilidade, as cobranças e a gente espera estar preparado para corresponder à altura do que a sociedade espera que a gente faça,” conclui.
Veja o vídeo
Galeria de Imagens