Nesta quarta-feira, 25, o comandante da Polícia Nacional Boliviana em Pando visitou Rio Branco para dialogar com a cúpula da Segurança Pública acreana. A visita de cortesia visa dar continuidade ao trabalho conjunto desenvolvido entre as polícias do Acre e do departamento (estado) boliviano vizinho.
“Primeiramente, viemos fazer uma visita ao secretário de Segurança, para darmos continuidade a esse trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. São essas relações que fazem com que juntos trabalhemos contra a delinquência, já que eles não escolhem locais ou país para cometer delito”, coronel René Morales, comandante da Polícia Nacional Boliviana em Pando.
Além dos gestores da Secretaria de Segurança (Sesp), participaram da reunião os comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e secretário de Polícia Civil. “Esse estreitamento de relações é fundamental para que a gente possa conseguir alcançar os resultados desejados, quer seja na recuperação de um veículo roubado ou no combate à criminalidade, de modo geral”, disse o secretário de Segurança Pública do Acre Emylson Farias.
Policiais e bombeiros vão oferecer cursos a bolivianos
Os oficiais da Polícia Nacional Boliviana pediram às forças de Segurança Pública do Acre que disponibilizassem instrutores para realizar um treinamento em Pando, como cursos de tropas de choque, por exemplo.
“É um trabalho conjunto que temos que fazer. Sabemos que a formação policial é única, tanto na Bolívia quanto no Brasil, mas brasileiros e bolivianos têm diferentes procedimentos. Então sempre é bom conhecer os procedimentos brasileiros para que falemos o mesmo idioma”, disse o comandante René Morales.