OCA Rio Branco faz balanço dos seis primeiros meses de funcionamento

De acordo com avaliações, população está satisfeita com a qualidade do atendimento

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A excelência no atendimento ao cidadão é uma das principais características da Central de Serviço Público (OCA) (Foto: Assessoria OCA)

A excelência no atendimento ao cidadão é uma das principais características da Central de Serviço Público (OCA) Rio Branco, prova disto é o número de cidadãos que, nestes seis primeiros meses de operação, saíram satisfeitos com a atenção que os servidores da instituição lhe deram.

Até o último dia de junho foram registrados 604.873 atendimentos, ou seja, a OCA teve uma média mensal de 100.812 atendimentos realizados. Sendo que os bancos, o Instituto de Identificação e o Sindcol são os órgãos mais procurados.

“Nestes seis meses de operação nós temos aprimorado os fluxos dos serviços constantemente e notamos a melhoria substancial nos próprios atendentes e orientadores das praças que compraram a causa do projeto que é atender com qualidade ao cidadão”, ressaltou o gerente da OCA Rio Branco, Anderson Cogo.

A OCA foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 2010 pelo então governador do Acre, Arnóbio Marques, e conta com a parceria de 33 órgãos da administração federal, estadual e municipal, além das concessionárias de serviços públicos.

Ainda de acordo com o gerente da OCA muitos desafios foram superados, como por exemplo os sistemas dos órgãos parceiros que hoje estão mais alinhados com a necessidade dos usuários dos serviços. Outro ponto importante é que a Central de Serviço Público de Rio Branco possui dois links, ou seja, não há mais problemas com a falta de conexão de internet.

Através das Fichas de Manifestação, que ficam nas mídias de paredes espalhadas pela Central, o cidadão dá sugestões de melhorias, ou faz elogios e ainda mostra o nível da sua satisfação em relação aos serviços que fez. Hoje, de acordo com estas fichas, o nível de aprovação da população é de 96%. Veja alguns relatos:

{xtypo_quote}Sou de Cuiabá, e adorei conhecer a OCA. Precisei usar um serviço da instituição e gostei da rapidez e praticidade dos atendentes. O Governo do Acre está de parabéns.

Paulo Rosa de Souza{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Gosto muito do atendimento da OCA, pois sempre fui bem tratada por todos que me atendem.

Elvira Anjo Macedo{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Estou perplexo, porque a OCA é coisa de 1º mundo. Fui atendido sem demora. Tirei algumas fotos para levar como lembrança para a Paraíba. O Acre está de parabéns, pois está a frente de estados desenvolvidos que nem de perto têm bons servidores como os da OCA.

Pedro Dias do Nascimento{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Fiquei maravilhada pelo excelente atendimento que tive. A estrutura da OCA é muito bonita e o que acho mais elogiável é que tudo se centraliza num único prédio.

Clélia Maria Arantes{/xtypo_quote}

O melhor lugar para se trabalhar

Um dos segredos que faz a OCA Rio Branco ser modelo de bom atendimento é a ética e a política interna que tem para com seus servidores. Antes de começarem a trabalhar na Central, em 2010, todos passaram por uma capacitação de três meses. Onde conheceram e internalizaram o Decreto Estadual 3.357 de agosto de 2008 que institui a Política de Atendimento ao cidadão.

“Trabalhamos com uma política de humanização, tanto para com o cidadão quanto para o servidor da OCA. Logo, entendemos que a humanização com relação aos servidores é extremamente importante, porque essa forma com que ele é tratado o transcende e chega até o cidadão, mantendo assim, o padrão de qualidade da OCA”, afirmou a psicóloga da OCA, Janaína Marques.

Os 410 servidores contam com ambientes que se adequam as suas necessidades, como por exemplo, a copa muito bem equipada com microondas, fogão, armários, tv e geladeira. Há também a sala de estar, climatizada, com puffs e um jogo de mesa e cadeiras, que serve para o descanso, ou até mesmo estudo dos servidores que cursam faculdade. E por fim a OCA oferece aos seus funcionários vestiário que contêm armários para guardar os objetos de uso pessoal e chuveiros elétricos.

“A OCA é o segundo lugar que trabalho, antes havia trabalhado por 14 anos numa empresa privada, e fazendo a comparação entre os dois locais posso dizer que a OCA é uma ótima experiência, pois eu tive treinamento para bem atender ao cidadão. Além disso, a estrutura que nos é oferecida é muito boa, temos o que eu acho que nenhuma outra empresa, ou até mesmo órgão público tem”, disse Francinaldo Mastub, servidor da OCA.

A psicóloga ainda afirmou que em parceria com alguns órgãos também são realizados atendimentos ginecológicos para as servidoras, campanhas de vacinação e todas as que estejam relacionadas à saúde dos trabalhadores.

A OCA ainda continua realizando capacitações que visam a excelência do atendimento ao cidadão. Só nestes seis meses foram mais de sete capacitações continuadas que tiveram por objetivo de explicar a filosofia da OCA Rio Branco com seu objetivo, visão e missão para que o servidor entenda qual o papel que deve desempenhar dentro desta grande ‘máquina de serviços’.  

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