Na quarta-feira, 16, a Secretaria de Estado de Administração (Sead), por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA) e da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dimord), em parceria com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu o primeiro treinamento técnico voltado para o serviço da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-CEPTEA). A iniciativa busca fortalecer a inclusão e garantir direitos fundamentais às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O curso, ministrado por Paulo Henrique Oliveira, chefe de Departamento de Modernização da Dimord, visa preparar a equipe da OCA para atender a esse novo serviço. A e-CEPTEA está disponível para ser feita de forma digital, como também estará acessível por meio dos serviços oferecidos pela Central de Atendimento para aqueles que necessitarem de auxílio.
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Segundo Paulo, responsável pelo treinamento, “A função da carteira é garantir o direito daquela pessoa a todos os tipos de serviços sem que ela precise carregar um laudo. Ainda que o processo seja feito online, o treinamento da equipe da OCA visa apresentá-lo também à equipe.”
A ação conjunta reforça o compromisso com a inclusão e a garantia de direitos das pessoas com TEA. Através dessa iniciativa, o governo busca democratizar o acesso à carteira, garantindo que os direitos das pessoas sejam devidamente reconhecidos e respeitados.
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Para a diretora da organização, Fran Brito, “Esse é um marco importante para a garantia de direitos e inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista, e nós estamos preparando nossa equipe com treinamentos para oferecer o melhor auxílio e atendimento para todos os que buscam o serviço. E após a implantação do serviço em Rio Branco e na Unidade Móvel da OCA, vamos replicar também para as unidades do interior que poderão auxiliar as pessoas a fazerem a carteira”.
O cidadão tem opção de fazer o serviço 100% digital, por meio do Portal de Serviços do Governo, em ac.gov.br. No entanto, para aqueles que tiverem dificuldades de fazer o serviço digital podem buscar o atendimento na OCA, com os seguintes documentos: laudo médico que ateste o TEA com identificação profissional e código CID, documento de identificação, comprovante de endereço, tipagem sanguínea (se tiver) e fotografia no formato 3×4.
Caso alguém tenha dúvidas sobre a documentação exigida para tirar a carteira e os procedimentos, pode entrar em contato por meio da OCA Virtual, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, via chat ou vídeo no site oca.acre.gov.br. Além disso, a organização está presente nas redes sociais, com o perfil @ocaacre, oferecendo mais um canal de comunicação para os interessados. E ainda podem entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico, através dos números (68) 3215-2475; (68) 3215-2400; (68) 3215-2427; (68) 3215-2445.