OCA oferece ferramentas multimídia para facilitar atendimento

Novas tecnologias também possibilitam a inclusão digital de quem procura a Central de Serviço

dsc05792.jpg
 

dsc05798.jpg

Tótens e teleatendimento agilizam os serviços oferecidos na OCA (Assessoria OCA)

As Centrais de Serviço Público (OCA) Rio Branco e OCA Xapuri têm, para maior comodidade do público, canais de comunicação como o Teleatendimento (por meio do número 0800 605 800), os totens de Autoatendimento, presentes nas Centrais e em alguns órgãos do Estado, o Guia do Usuário dos Serviços Públicos e a Pesquisa de Satisfação do Usuário, que pode ser acessada tanto no portal do governo quanto nas mídias de paredes espalhadas pelas OCAS.

O Guia do Usuário é um dos principais produtos da OCA, que tem por objetivo facilitar o acesso rápido e eficiente das informações públicas indispensáveis à confirmação de direitos, deveres e benefícios dos cidadãos do Estado do Acre.

Segundo Danielle Feitosa, coordenadora responsável pelo Guia do Usuário, o serviço público tem mudado, tem se modernizado, e essa modernização tem migrado para o meio eletrônico. “Então, com isso, nós estimulamos a população a criar o hábito de buscar as informações sobre os serviços, pois muitas vezes o cidadão perde tempo indo até o órgão provedor do serviço, sendo que tudo que ele procura está disponível no site do governo”, disse ela.

O Guia do Usuário dos Serviços Públicos é um produto da Diretoria de Organização em Centros de Atendimento (OCA) que contém todos os procedimentos que o cidadão deve ter para a realização dos serviços públicos. Dessa forma, a Diretoria da OCA facilita o cotidiano dos cidadãos, promovendo o conhecimento de informações estruturadas, como de horários de funcionamento, de locais de atendimento, de valores a serem pagos, de prazos e de procedimentos indispensáveis à obtenção de documentos ou serviços.

A Diretoria da OCA também disponibiliza ao cidadão o Teleatendimento, mais um canal de acesso às informações, que objetiva atender a população que ainda não tem acesso à internet, ou porque, de alguma forma, necessita de informações mais detalhadas sobre os serviços da OCA. De acordo com Allan Basílio, proprietário da Central Ativa, empresa responsável pelo Teleatendimento, o perfil dos usuários desse serviço é bem variado, pois o 0800 é uma ferramenta que abrange um grande público.

“Nós temos uma grande demanda de pessoas que já residiram aqui no Acre e hoje moram em outros Estados e que nos procuram para obter informações sobre segunda via de documentos pessoais, mas também temos muitas pessoas que nos ligam para saber quais os procedimentos que devem ser tomados para a realização dos serviços que a OCA oferece aos cidadãos do Acre”, disse.

As informações mais solicitadas são sobre a expedição de documentos pessoais como a primeira via da Carteira de Identidade para menores, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.

O número de pessoas que buscam informações pelo Teleatendimento está aumentando. Só este mês foram realizados mais de três mil atendimentos. Segundo Allan Basílio, esse número tende a crescer muito mais, pois as pessoas que moram no interior do Estado estão tendo acesso a ao serviço.

Terminais de autoatendimento agilizam tempo do cidadão

Nas OCAS Rio Branco e Xapuri o cidadão conta com mais um aliado, o Terminal de Autoatendimento, que oferece os serviços com a mesma rapidez e eficiência dos atendentes. Por meio desse canal, é possível realizar a emissão de certidões negativas de alguns órgãos públicos, acesso gratuito e livre da internet, contracheque dos servidores públicos e outros pequenos serviços.

Os tótens de autoatendimento, na OCA Rio Branco, estão localizados na Praça Laranja, onde são realizados todos os serviços que se encontram na internet.

Segundo Estefáno da Costa, supervisor da Praça Laranja, as pessoas que mais procuram os tótens de autoatendimento são os jovens estudantes, que na maioria utilizam as máquinas para fazer trabalhos escolares. “O objetivo maior do autoatendimento é a inclusão digital de todos os cidadãos do Acre, tanto que as máquinas de autoatendimento não estão somente na OCA, mas também em outros órgãos do Estado.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter