Descentralização objetiva maior agilidade dos serviços
Por entender que as atividades prestadas pelo Estado visam primeiramente a satisfação das necessidades essenciais da sociedade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) proporciona agora a seus usuários mais duas formas de atendimento: uma concentrada na Organização das Centrais de Atendimento (OCA) e a outra através de serviços disponíveis no site do próprio órgão.
Desde dezembro do ano passado, 25 servidores foram deslocados para atender na OCA, onde diversos serviços são oferecidos pelo Detran, como alteração de dados, renovação, segunda via de documentos, transferência de prontuário de outro Estado, abertura do processo de primeira habilitação, autorização e habilitação para estrangeiro, obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH) definitiva, indicação de real condutor, "nada-consta" e permissão internacional para dirigir (PID).
O usuário pode contar também com serviços de comunicação de venda do veículo, emissão de guias de arrecadação de IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas, caso houver. Pode ainda entregar recursos e solicitar o parcelamento de multas.
Médicos e psicólogos também estão à disposição para realizar os exames obrigatórios. Os serviços que são rotineiramente oferecidos no prédio-sede da autarquia podem ser desempenhados na OCA, exceto aqueles que exigem a presença física do veículo.
Além da OCA, o cidadão também pode optar por fazer uso da internet e evitar o deslocamento até o órgão. Basta acessar a página do Detran, no endereço eletrônico http://www.detran.ac.gov.br .
“Fiz a solicitação de habilitação definitiva pelo site. Lá eu emiti o boleto de pagamento e só fui ao Detran para ir buscá-la, evitando fila e perda de tempo”, afirmou o contador Johnatan Medeiros.
No site, estão disponíveis serviços como solicitação de segunda via e CNH definitiva, consulta de pontuação existente na carteira, conforme a natureza (leve, média, grave ou gravíssima), verificação de baixa da alienação/arrendamento do veículo através do Sistema Nacional de Gravame (SNG), emissão de taxas de IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas.
O usuário internauta também poderá verificar os valores das taxas dos serviços realizados pelo departamento e acessar o Calendário de Licenciamento 2011, entre outros.
Segundo a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a autarquia está se empenhando para disponibilizar um atendimento mais eficiente e proporcionar mais conforto ao usuário que procurar os serviços.
“Todas as vezes que o governo do Estado do Acre atua, ele o faz pensando em atender a coletividade. Por isso, estamos disponibilizando esses espaços que são feitos para facilitar a vida das pessoas. A expectativa é descentralizar o atendimento feito no prédio da Avenida Nações Unidas, onde diariamente são realizados cerca de 500 atendimentos na área de habilitação e veículos. Assim, evitam-se as filas e a demora no atendimento”, declarou.