A Organização em Centros de Atendimento (OCA) Rio Branco, comemora 13 anos de dedicação à comunidade no dia 27 de dezembro, somando cerca de 17 milhões de atendimentos ao longo desse período. Em celebração a data, a OCA promoverá uma semana repleta atividade entre 11 e 15 de dezembro. Serão realizadas palestras, abertas à população, feiras da economia solidária e ações de pesquisa de opinião sobre a qualidade do atendimento.
A diretora da OCA, Francisca Brito, destaca o compromisso da instituição em levar cidadania e democratizar o acesso a serviços públicos para a população de Rio Branco.
“Esse ano a festa é toda dedicada à população, que tem apoiado nosso trabalho e nos incentivado com feedbacks positivos. As pessoas merecem um atendimento de excelência e temos nos dedicado diariamente para isso, nessa data pretendemos reforçar nossos laços com a população e proporcionar uma festa para comemorar conosco”, pontuou.
A programação de palestras conta com especialistas de várias áreas, que vão abordar temas relevantes para a sociedade, como: a saúde mental na vida moderna; o uso do celular e seus impactos na saúde; nutrição; e orientações para microempreendedores individuais (MEI).
Além disso, a unidade conta com mais de 500 tipos de serviços, distribuídos entre 24 órgãos parceiros, que têm sido fundamentais para impulsionar a missão da instituição em levar cidadania à população. Órgãos como o Instituto de Identificação da Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Divisão de Registro Escolar (DIRE) são os mais procurados pela população e contribuem significativamente para a democratização ao acesso a serviços essenciais.
Como também, ao longo de 2023, a OCA Rio Branco realizou 60 encontros voltados ao treinamento das equipes, promovendo oficinas e palestras práticas e teóricas. Estes eventos visam capacitar e aprimorar as habilidades dos 234 agentes públicos que atuam na instituição, incluindo o treinamento de novos colaboradores de órgãos parceiros.
Destaca-se ainda a atuação da Divisão de Gestão de Pessoas da Diretoria da OCA, que ministrou oficinas e palestras abordando a Política de Atendimento da organização, com foco em temas como Utilização de Linguagem Simples, Posturas e Atitudes no Diálogo com o Cidadão, e Gestão da Informação.
Para Rayana Siqueira, chefe de divisão da unidade Rio Branco, “é uma honra saber que podemos todos os dias contribuir com a vida das pessoas. Nosso desafio diário é a busca da melhoria contínua dos serviços, reunindo diferentes órgãos parceiros para oferecer um atendimento de qualidade para aqueles que nós servimos”.
Ao longo do ano, foram ofertadas aos funcionário da instituição ações voltadas à saúde, desde fisioterapia até oficinas sobre cuidados com a saúde mental e autocuidado. A central também inovou no atendimento, proporcionando momentos lúdicos temáticos, como a OCA Junina e a OCA Encantada, reforçando seu compromisso contínuo com a população.
Cronograma de Palestras realizadas na OCA:
- 11/12 – 10h: Palestra sobre o uso do celular e os impactos na saúde, com a Dra. Mireilly Resende.
- 13/12 – 10h: Saúde Mental: Desafios e Possibilidades da Vida Moderna, ministrada pela Psicóloga Sylvia Valus.
- 14/12 – 10h: Nutrição sem Terrorismo, com o Nutricionista Willian Cogo.
- 15/12 – 9h: Palestra para Microempreendedores Individuais, apresentada pelo SEBRAE.
A OCA sempre está à disposição do cidadão para esclarecer dúvidas ou informar sobre os serviços oferecidos, por meio da plataforma OCA Virtual, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. O usuário tem a sua disposição atendimento por chat ou vídeo, disponível no site oca.ac.gov.br. Além disso, a instituição mantém uma presença ativa nas redes sociais, com o perfil @ocaacre, como também call center disponível pelos números (68) 3215-2475, (68) 3215-2400, (68) 3215-2427 e (68) 3215-2445, proporcionando canais alternativos de comunicação.
Confira na galeria algumas das ações realizadas pela OCA neste ano de 2023: