Trânsito

Observatório Nacional de Segurança Viária anuncia o tema Maio Amarelo 2021

“Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. Esse é o tema que será trabalhado este ano no movimento Maio Amarelo, organizado anualmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e realizado, por meio de atividades educativas, em várias cidades do país por entidades ligadas ao trânsito.

A ideia central do tema de 2021 é um chamado a cada condutor e pedestre, para que pratique o respeito nas vias e compreenda que proteger vidas no trânsito é dever de cada pessoa que faz parte dele.

“Estamos vivendo um momento de muito conflito e divergência, em que qualquer opinião gera animosidades, raiva e discussões; e isso não é bom em nenhuma área. Precisamos equilibrar a balança, entendendo que somente com muito respeito e responsabilidade vamos conseguir”, explicou o presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, ao anunciar o tema anual do movimento.

Ano passado, por causa da pandemia, o Departamento Estadual de Trânsito  do Acre (Detran/AC) teve que substituir as palestras, blitzes educativas, apresentações teatrais e demais atividades que costumavam ser realizadas em escolas, empresas e outros locais de grande concentração de pessoas, por compartilhamento de mensagens educativas nas redes sociais, o que deve se repetir este ano, já que ainda há a necessidade de isolamento social para controle da disseminação do coronavírus.

O movimento Maio Amarelo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, quando foi idealizada a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. A década se passou e o resultado esperado, que era a redução em 50% desses acidentes e mortes no trânsito, não foi alcançado. Por isso, na Conferência Mundial de Segurança Viária, em fevereiro de 2020, realizada na Suécia, a ONU e a OMS propuseram uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo.