Gestores e técnicos do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e da prefeitura de Rio Branco acompanharam nesta quinta-feira, 21, as etapas de serviços do programa Ruas do Povo no Loteamento Santa Luzia, bairro Apolônio Sales.
No local, ações como pavimentação, drenagem, construção de calçadas e implantação das redes de água e esgoto contemplam os investimentos de R$ 13 milhões na comunidade.
“Ao longo do tempo, os moradores não tinham nenhum acesso à infraestrutura, e agora são contemplados com esta obra que integra toda a rede de saneamento”, relata o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Com o pavimento de seis quilômetros de asfalto, incluindo ruas e ramais próximos ao loteamento, a moradora Maria Maciel relata como era dificuldade se deslocar na região. “Passei mais de dez anos andando todos os dias com sacolas nos pés para escapar da lama. Agora isso faz parte do passado.”
Há nove anos morando no Santa Luzia, a autônoma Dilmara da Silva conta que nesse período a comunidade enfrentou muitos desafio. “Já presenciei um vizinho precisando de atendimento, e a ambulância do Samu não teve como entrar na rua, por causa dos enormes buracos”, relata.
O Ruas do Povo é executado pelo governo do Acre, por meio do Depasa e em parceria com a prefeitura da capital. As obras no Loteamento Santa Luzia seguem durante todo o verão.