Filomena Leduino de Nascimento mora há mais de 23 anos no bairro Nova Esperança na capital acreana e sempre sonhou com melhorias para o local. E por acreditar nisso, faz parte do movimento comunitário. Com o neto no colo, recebeu em sua casa a equipe do Depasa para uma reunião sobre o início dos trabalhos.
Ao todo, serão pavimentadas 17 ruas no bairro, com um investimento que ultrapassa R$ 8 milhões. São 7.271 quilômetros de vias com drenagem, esgoto e pavimentação. A equipe do Departamento que faz parte das ações sociais do programa Ruas do Povo também já começa o trabalho de visita aos moradores para falar sobre a obra.
As primeiras ruas beneficiadas são a XV de Novembro e Nordeste. O projeto foi apresentado e as dúvidas, tiradas. Agora é o trabalho nas ruas. Uma grande expectativa dos moradores, como explica Filomena, presidente do bairro.
“As ruas são resultado de esforço, luta e sonho de quem viu esse bairro nascer e enfrentou cada mudança para que hoje os moradores possam sair e pegar o ônibus, e agora vamos poder acompanhar mais essas mudanças com o Ruas do Povo. Tem gente que não acredita mais, mas eu não desisto, e vou ver as ruas prontas”, disse Filomena.
O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, que sempre participa desse tipo de reunião com a comunidade, reforçou os cuidados que as empresas devem ter durante o trabalho.
“É importante que o trabalho seja feito levando sempre em conta os moradores do bairro, que precisam sair de casa e vão ter que de algum modo conviver com a obra até o fim. Nós ouvimos a comunidade, que decidiu por onde a obra vai começar, e agora estamos pedindo para a empresa todo cuidado na hora da execução, para não criar novos problemas. Nosso compromisso é com o bem-estar dos moradores”, disse Gildo César.