A execução do programa Ruas do Povo, do governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), tem avançado em Mâncio Lima, localizada no Vale do Juruá, a 43 quilômetros de Cruzeiro do Sul. As obras de saneamento, iniciadas em agosto deste ano, já foram concluídas em boa parte das vias que agora recebem a pavimentação.
“Mesmo com as chuvas, que começam a ficar mais intensas, o trabalho está avançando bem. Já temos sete ruas imprimadas [com sub-base, base e piche], e a previsão para até o fim do ano é de executarmos 50% do contrato”, destaca o diretor de pavimentação do Depasa, Marcos Lourenço.
Ao todo, Mâncio Lima terá 97 ruas feitas pelo governo do Estado. Na primeira etapa do programa na cidade, no ano passado, 21 delas foram concluídas. A segunda etapa consiste em instalar rede de água, drenagem e pavimentar 76 ruas, totalizando mais de 20 quilômetros em um investimento de R$ 13,2 milhões.
Carpegiane Pinheiro Lima, responsável pela empresa que executa as obras do programa em Mâncio Lima, instalou uma usina de asfalto no município para dar mais agilidade ao trabalho. “A capacidade da usina de asfalto é de 120 toneladas por hora. E a gente tem uma meta de deixar prontos os 10 quilômetros do Ruas do Povo. Com ela, atenderemos ao contrato com o Depasa e também parte do contrato que temos com o Deracre para tapa-buracos na BR-364”, disse Carpegiane.
O diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita, disse que o governo busca, por meio do Ruas do Povo, praticar a inclusão social. “O programa avança a passos largos no sentido de cumprirmos nossa meta de pavimentar todas as ruas até 2014. É mais uma prova de que esse programa é de alcance estadual e de alta inclusão social, tendo sempre um olhar e o norte de alcançar as pessoas e comunidades mais carentes do nosso Estado, independentemente do município”, concluiu Mesquita.