O governador Tião Viana acompanhou na segunda-feira, 6, o andamento das obras do Hospital de Brasileia. A infraestrutura de mais de R$ 70 milhões terá capacidade de atender toda a região do Alto Acre pelos próximos 20 anos e segue um cronograma rígido para que sua primeira etapa possa ser entregue até o fim de agosto.
Com recursos do Ministério da Saúde e do governo do Estado, o Hospital de Brasileia tem mais de 12 mil metros quadrados. Ao todo, estão programados 104 leitos, sendo que na primeira etapa serão entregues 60.
“Vim checar o cronograma com a empresa. As obras seguem em dedicação intensa. Se tudo der certo, nas próximas oito a doze semanas estaremos realizando a inauguração da primeira etapa do Hospital de Brasileia – um investimento histórico para atender a população do Alto Acre pelas próximas duas décadas”, disse o governador Tião Viana.
O hospital contará com área de ambulatório; urgência e emergência; leitos de terapia semi-intensiva; centro obstétrico; centro cirúrgico; laboratório; repouso dos funcionários; observação; radioimagenologia; enfermaria; administração; refeitório; cozinha; apoio e serviços; medicamentos; abrigo de resíduos; repouso; entre outras.
O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, ressalta: “O governador Tião Viana está fazendo o possível para que até o fim de agosto possamos entregar a primeira etapa, de 60 leitos. Será um marco para a história do Acre: um hospital para toda esta região do Alto Acre, que reduzirá drasticamente a necessidade de a população se deslocar por um atendimento médico especializado”.
Fortalecimento da saúde pública
O Hospital Regional de Brasileia fecha um ciclo de hospitais regionais entregues pelo governo nas principais regiões do estado. Junto com as unidades do Juruá e Baixo Acre, eles traduzem uma mudança completa nos padrões de saúde pública no estado.
O hospital vai atender toda a região do Alto Acre, incluindo as cidades fronteiriças pertencentes à Bolívia e ao Peru, englobando um universo de 60 mil pessoas.