A boa notícia desta semana vai agradar principalmente aos motoristas que costumam “pegar” a estrada: as obras de recuperação das BRs 364 e 317 já se iniciaram. Serão recuperados, nos próximos dois anos, 428 quilômetros de estradas federais no Acre, num investimento aprovado pela presidenta Dilma Rousseff de R$ 143,5 milhões.
A ordem de serviço para o Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) foi assinada pelo governador Tião Viana e pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nos Estados de Rondônia e Acre, André Reitz do Valle, há cerca de duas semanas.
Os trechos que serão recuperadas compreendem a BR-364 na divisa com Rondônia até Sena Madureira e a BR-317 entre Brasileia e Assis Brasil. A operação envolve tapa-buracos, construção de galerias, bueiros, recuperação de acostamentos, aterros e sinalizações.
O prazo para conclusão, segundo o Dnit, responsável pela obra, é de dois anos e os primeiros resultados poderão ser vistos ainda neste período de inverno amazônico, já que as frentes de serviços estão trabalhando.
O projeto de recuperação e manutenção da BR-364 foi entregue pelo governador Tião Viana e o senador Aníbal Diniz ao ministro dos Transportes, Paulo César Passos, e à direção do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit) em novembro do ano passado.