O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), prossegue com as obras de reforma do Centro Dia para Idosos, localizado em Rio Branco. O local, que será referência nas diversas opções e práticas de lazer para a terceira idade, é resultado de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), sob a ordem de mais de R$ 500 mil.
O Centro Dia é uma modalidade de atendimento previsto na Política Nacional do Idoso (PNI), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e coordenado pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE). Atualmente a entidade funciona no Conjunto Procon, na Vila Ivonete. Segundo a coordenadora Francisca Pinho, a procura pelo centro é grande, porém, com o espaço pequeno, nem todos os interessados conseguem vaga para frequentar.
“Com a nova sede, o Centro Dia poderá ampliar o atendimento aos idosos, pois aumentará de 60 para 80 o número de vagas. Também será possível a ampliação das atividades, já que o novo local oferecerá ambientes que ainda não tínhamos”, comentou a coordenadora.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Wolvenar Camargo Filho, a sede, que se situa no bairro Estação Experimental, está sendo adequada para dispor de diversos espaços que irão proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o convívio social para a terceira idade. Haverá sala de fisioterapia e ginástica, espaço para caminhadas, telecentro, dormitórios, espaço de convivência, piscina, lavanderia, cozinha e sala para atendimento psicológico e de assistência social”.