Obras de infraestrutura e saneamento mudam a paisagem em bairro na região do Calafate

 Os moradores do bairro Luiz Israel de Lira, na região do Calafate, poderão em breve contar com todos os benefícios de uma grande obra de infraestrutura urbana e saneamento. O projeto, executado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), contempla implantação de rede de água e esgoto, elevatória de esgoto, construção de sarjetas, meio fio, pavimentação com tijolos. Antes mesmo de ser concluída, a obra já transformou a paisagem e a vida de quem mora no lugar.

 “Andávamos com sacolas nos pés, muitas das vezes com garrafinhas de água para lavar os pés dos nossos filhos para levá-los à escola. Hoje temos a dignidade de trafegar em nossas ruas sem sujar os pés de lama, sem sujar nossos veículos. Vejo hoje moradores de todas as idades passeando e fazendo caminhada. Crianças andando de patins e bicicletas, viaturas da polícia fazem rondas em nossa comunidade trazendo mais segurança aos moradores, ambulância do Samu pode entrar a qualquer momento para socorrer alguém, caso haja necessidade”, lembra o presidente da Associação de Moradores do Israel de Lira, Fábio Silva.

A obra, orçada em R$ 6.725.000 milhões, é financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com mais de 97% do projeto executado, restando apenas a instalação da parte elétrica e elevatória de esgoto. O prazo para conclusão é até o próximo mês de setembro. 

Projeto contempla obras de infraestrutura e saneamento básico Foto: Cedida

O envolvimento da comunidade

Grande incentivador da realização da obra no bairro, o presidente da Associação de Moradores, fez questão de acompanhar cada etapa da execução do projeto, e teve participação ativa para a ideia não ficasse no papel. A obra, que iniciou em 2018, foi paralisada poucos meses depois, o que causou transtornos aos moradores. 

No ano de 2019, já durante a gestão Gladson Cameli, o Governo do Estado atendeu a solicitação do moradores do Israel de Lira, e em pouco tempo, as obras foram retomadas. Equipes trabalham para concluir todas as ruas com rede coletora de esgoto, sarjetas, meio fio, ruas pavimentadas com tijolos, drenagem, elevatória e implantação de redes de abastecimento de água. 

“Estamos agora concluindo a obra, para benefício da população. Esse é o Depasa, que busca soluções para os problemas  e entregar as benfeitorias para uso da comunidade”, destaca o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca. 

 Localizado na parte alta da cidade, o bairro Israel de Lira é um dos 14 bairros que integram a regional Calafate onde, segundo o último censo do IBGE, moram 45 mil pessoas. 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter