Obras de duplicação da AC-40 avançam

Ritmo dos serviços garante segurança para o intenso tráfego de veículos no trecho entre Senador Guiomard e o posto da PM

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Deracre investe em serviços de terraplanagem e implantação de valetões para drenar água da chuva (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

As obras de duplicação e restauração do trecho de seis quilômetros entre a cidade de Senador Guiomard e o entroncamento da BR 317 avançam com o verão e demonstram sua importância estratégica para o desenvolvimento do Vale do Acre, fazendo parte do conjunto de investimentos que o Governo do Estado realiza na região. No ano passado, o governador Binho Marques lançou o pacote de ações que incluem, além da restauração e duplicação da BR-317, a recuperação de vias urbanas e rurais, construção de um presídio de segurança máxima, e os investimentos ligados à inclusão socioprodutiva.

Neste momento, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), estão sendo realizados naquele trecho serviços de terraplanagem, implantação de valetões para drenar água da chuva, realocação de rede elétrica e de cercas, construção de três linhas de bueiro e melhoria do acesso das propriedades às margens da via. "É um capricho a mais para deixar a obra bonita e adequada", disse o diretor do Deracre, Joselito Nóbrega.

Sobretudo, a região de Senador Guiomard é sede da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre que irá receber, nos próximos dois anos, ao menos 14 empresas que realizarão investimentos de R$ 167 milhões e irão gerar 6.000 empregos diretos e indiretos. Será implantada na BR-317, a pouco mais de um quilômetro do centro de Senador Guiomard. A ZPE ocupa um terreno de 130 hectares e há outros 80 ha em fase de aquisição e seu advento ocorre em uma Zona Especial de Desenvolvimento (ZED), conceito criado pelo governador Binho Marques para definir áreas de maior dinâmica econômica, localizadas na área de influência direta das rodovias federais BR-317 e BR-364, dotadas de melhor infraestrutura, com empreendimentos consolidados, ocupação territorial definida e significativo capital social. São, portanto, regiões de baixa vulnerabilidade ambiental e alto capital humano. Por essa política, há o compromisso do Governo de atuar nessas regiões buscando conter o desmatamento, reverter o impacto ambiental e consolidar empreendimentos de base florestal, promover novos negócios estratégicos e reinserir áreas alteradas/degradadas ao sistema produtivo.

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Obra de duplicação e recuperação da BR-317 está avaliada em R$ 7,05 milhões e está sendo tocada com recursos do Governo do Estado e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

É nesse contexto que se insere a duplicação da rodovia desde a cidade até o posto da Polícia Rodoviária Estadual. Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem em um raio de 750 quilômetros do Acre deverão ser impactadas pela ZPE – e através da BR-317, que se conecta à Rodovia Interoceânica e liga o Brasil aos portos do Sul do Peru, no Oceano Pacífico.

A obra de duplicação e recuperação da BR-317 está avaliada em R$ 7,05 milhões e está sendo tocada com recursos do Governo do Estado e Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), empregando hoje pelo menos 35 trabalhadores e ocupando 18 veículos e máquinas pesadas. Muitas das ações em Senador Guiomard fazem parte do Pacto pelo Desenvolvimento Social dos Municípios (Pró-Município) que o governador Binho Marques firmou com todas as prefeituras. O trecho da BR 317 que será duplicado ficará semelhante à duplicação que ocorreu entre Senador Guiomard e Rio Branco. O leito tinha 6,4 metros e quando a duplicação for concluída passará a 15 metros, com duas pistas de rolamento de ida e vinda e ciclovia nas duas margens da pista.

Muito movimento – As obras às vezes caminham em ritmo mais lento por causa do intenso fluxo de veículos naquele trecho. Centenas de motoristas tomam todos os dias a direção de Brasileia ou Plácido de Castro e, para evitar acidentes, o Deracre preferiu retardar algumas ações. Joselito Nóbrega alerta aos usuários da via para trafegarem com atenção por causa do grande número de veículos e máquinas pesadas que percorrem a região.  Devido às questões de segurança, a previsão é que a obra esteja pronta em novembro ou dezembro.

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