Obras de artistas contemporâneas da Amazônia ocupam o Novo Mercado Velho

Gravuras, fotografias e pinturas serão projetadas por meio do videomapping (Fotos: Divulgação)
Gravuras, fotografias e pinturas serão projetadas por meio do videomapping (Fotos: Divulgação)

“Projeções do Feminino”, projeto idealizado pela artista visual Roberta Carvalho, chega a Rio Branco após passar por Belém (PA) e Macapá (AP). Contemplado pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013, o trabalho de pesquisa, que traz à tona a obra de sete artistas mulheres de diferentes cidades e estados da Amazônia, terá como palco o Novo Mercado Velho, nesta quinta-feira, 15, das 20 às 23h30.

O projeto mostra, além do trabalho de Roberta Carvalho, as obras das artistas Flavya Mutran, Keyla Sobral, Paula Sampaio, JJ Nunes, Lucie Schreiner e Lúcia Gomes. São gravuras, fotografias e pinturas, transportadas, por meio do diálogo com a moderna técnica da projeção mapeada (videomapping), para a arquitetura histórica do Novo Mercado Velho.

“Gravuras, por exemplo, foram animadas, e isso recria, de certa forma, a obra. Ela já não é a mesma coisa”, conta Roberta Carvalho. “As obras mapeadas geram um efeito único, lúdico e iluminado nos espaços ocupados pelo projeto, ressignificando o trabalho das artistas e a cidade”, explica.

O projeto propõe uma forma inovadora de mostra coletiva. Dispostas em sequência, as obras das artistas evidenciam contrastes de linguagens e perspectivas. “São propostas distintas, não há grande similaridade entre a produção das artistas. Isso traz uma multiplicidade valiosa”, avalia Roberta.

A intervenção será filmada. Os registros irão compor um documentário que será́ lançado nas redes sociais e no site oficial do projeto.

O apoio cultural é do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter