Obras da ponte sobre o Rio Madeira seguem dentro do cronograma

A altura da ponte em relação ao solo será de 25 metros acima do nível da máxima cheia do Rio Madeira (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A altura da ponte em relação ao solo será de 25 metros acima do nível da máxima cheia do Rio Madeira (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A ponte sobre o Rio Madeira que ligará o Acre ao restante do país está na fase de execução da fundação onde são implantadas as colunas que sustentam os pilares e vigas. A obra já é uma realidade e segue em ritmo intenso. A estrutura fica localizada a 300 quilômetros da capital do Acre, tem em seu projeto 1.080 metros de extensão e está 25 metros acima do nível da máxima cheia do Rio Madeira para garantir o acesso mesmo em tempos de enchente.

A obra orçada em quase R$ 130 milhões é financiada pelo governo federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Esta obra é prioridade para o governo federal, tivemos o cuidado de garantir que ela seja entregue conforme especificações do contrato sem nenhuma interrupção e dentro do cronograma”, afirmou o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Luiz Antônio Garcia, em visita às obras da ponte na última segunda-feira, 17.

A visita ao canteiro de obras contou com a presença de parlamentares acreanos que ressaltaram a importância do empreendimento para a população dos estados do Acre e Rondônia. O senador Jorge Viana, disse que a ponte é a realização de um sonho e que o momento agora é de união. “Batalhamos muito por essa obra. O que vemos é a união de toda a bancada para garantir a execução das obras dentro do cronograma”.

(Foto: Edna Medeiros/Secom)
(Foto: Edna Medeiros/Secom)

O deputado federal Léo de Brito membro da comissão mista de orçamento que envolve o Senado e Câmara Federal, incluiu a obra no plano de metas e prioridades para 2016. “Essa é uma obra de extrema importância para o nosso Estado e não podemos deixar faltar dinheiro, por isso consignei uma emenda ao relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias para que a gente garanta no plano de metas e prioridades para 2016 a locação dos recursos para a ponte do Rio Madeira”, afirmou.

Daniel Zen, deputado estadual, líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, relembrou as dificuldades enfrentadas no acesso ao Acre ao longo da BR-364. “O fim das balsas, que existiam no trecho de quase dois mil quilômetros entre os Estados do Acre e Rondônia, facilita a vida do comércio, da indústria e de toda a população do nosso Estado.”

Atualmente a travessia na balsa é paga e dura cerca de duas horas, com a entrega da ponte o trajeto diminuirá consideravelmente e elevará a qualidade de vida da população acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter