Obras da 4ª Ponte chegam às últimas etapas

Junho e julho são os meses em que serão implantados os componentes finais, faltando apenas detalhes e acabamento para inauguração

As obras da 4ª Ponte sobre o rio Acre e Avenida Amadeo Barbosa, que compõem o novo eixo viário de Rio Branco, avançam e esta semana entraram na última etapa da concretagem do tabuleiro. Atualmente, está sendo feito o ´encaixe´ na Avenida Ceará, com a construção de um muro de contenção de concreto armado. "Tudo estará pronto para que no mês de julho comece a fase de acabamento, que irá até agosto", explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), Marcos Alexandre. Em seguida, a obra será oficialmente inaugurada.

obra_quarta_ponte_foto_luciano_pontes_0565879.jpg

Obras avançam e nesta semana entraram na última etapa da concretagem do tabuleiro (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Orçada em R$ 24.783.185,30, a ponte em concreto protendido (sistema que melhora a resistência) terá 290 metros de extensão por 19,30 de largura, promovendo a ligação das ruas Epaminondas Jácome e Seis de Agosto, criando os três primeiros viadutos da capital na Travessa Cearense,  rua Santa Terezinha e avenida Epaminondas Jácome, cujo viaduto terá 19 metros de extensão por 4,60m de altura. A obra da ponte vem utilizando o que há de mais moderno na engenharia de pontes, e terá componentes que a colocará entre as mais belas da cidade. Os postes, por exemplo, serão de aço inoxidável.

obra_quarta_ponte_foto_luciano_pontes_16.jpg

Homens trabalham no ´encaixe´ na Avenida Ceará, com a construção de um muro de contenção de concreto armado (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Somadas as duas obras (ponte e avenida Amadeo Barbosa)  o Governo está investindo cerca de  R$ 61 milhões no projeto. Cerca de 10 mil famílias serão beneficiadas diretamente com esse projeto cujos reflexos, no entanto, são comparados aos do Parque da Maternidade, que transformou a paisagem da cidade. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Rio Branco. Os recursos são do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Fase III.

As obras foram lançadas em novembro de 2008 como parte da programação comemorativa aos 105 anos do Tratado de Petrópolis. Nessa data, o governador Binho Marques autorizou abertura de licitação para implantação de ruas e avenidas do novo eixo viário de Rio Branco, as quais atendem ao Plano Diretor de Trânsito. Diretamente, os bairros que estão sendo beneficiados com o complexo de obras do novo eixo viário são: Cadeia Velha, Areal, Mauri Sergio, Habitasa,  Baixado da Habitasa e Seis de Agosto, e outros.

Centenas de famílias já foram remanejadas, receberam indenização ou uma nova casa em projeto habitacional do Governo, num processo de intervenção que conta com equipe de assistentes sociais e acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado. Há uma comissão de acompanhamento composta por moradores do bairro, e pelo serviço de ação social do Governo do Acre. A antiga pista de pouso está sendo aproveitada em uma rede de acesso a Via Chico Mendes, Estádio Arena da Floresta, Via Verde e BR 364. 


Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter