Ponte faz parte do Complexo Viário da Avenida Amadeo Barbosa, que irá elevar a qualidade de vida e melhorar o trânsito na capital
Os trabalhos de construção da 4ª ponte sobre o rio Acre já alcançaram 30% do projeto e o cronograma de obras está em dia. Atualmente, o consórcio responsável pela ponte realiza escavação do lado do bairro da Cadeia Velha para instalação de doze estacas.
"Estamos entrando na segunda fase da obra, fazendo as fundações na margem do 1º Distrito para instalação do bloco principal", explicou Marcos Alexandre, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre).
A ponte é em concreto protendido (sistema que melhora a resistência) e tem 19,30 de largura. Ligará as ruas Epaminondas Jácome e Seis de Agosto, criando os três primeiros viadutos da capital nas ruas Cearense, Santa Terezinha e Epaminondas Jácome. Este último terá 19 metros de extensão por 4,60 de altura. A obra utiliza o que há de mais moderno na engenharia de pontes e terá componentes que a colocarão entre as mais belas da cidade.
A obra faz parte do Complexo Viário da 4ª Ponte – Avenida Amadeo Barbosa, composto pela ponte de 290 metros de extensão, avenida de 4,5 quilômetros e 1,5 quilômetros de ruas de acesso ao complexo, além de galeria, calçada, ciclovia e parque urbanizado no Segundo Distrito. No total, estão sendo investidos R$ 50 milhões em recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, fase III) com apoio da Prefeitura de Rio Branco.
Complexo Viário 4ª Ponte – A Avenida Amadeo Barbosa se constitui em alternativa para dar melhor fluxo ao trânsito, segundo estudo realizado por consultoria especializada contratada pelo Governo e Prefeitura. Com as obras, segundo a consultoria, os congestionamentos irão ser reduzidos consideravelmente no Centro, especialmente nas avenidas Getúlio Vargas, Brasil, Epaminondas Jácome e Marechal Deodoro.
A obra está dividida em quatro lotes. O lote 1 está sob responsabilidade da construtora MAV; o 2 será implantado pela Construterra; 3, Ábaco; e 4, Adin, todas do Acre. Em seu auge, previsto para o verão, irá gerar 600 empregos diretos. A ponte já está em construção ao custo de R$ 26 milhões e a Avenida Amadeo Barbosa estará pronta em dezembro de 2010, com valor de R$ 24 milhões.
O complexo atende o Plano Diretor de Transporte e Trânsito da capital e atende toda a cidade, mas influencia diretamente os bairros Seis de Agosto, Cidade Nova, Conjunto Alzira, Bairro do Quinze, Triângulo Novo, Triângulo Velho, Taquari, Praia do Amapá e Ramal da Judia, integrantes da Regional I onde vivem pelo menos trinta mil pessoas. O novo eixo viário começa na 4ª Ponte, passa pela rua Seis de Agosto, que será totalmente urbanizada e modernizada, até chegar à pista de aviação do antigo aeroporto, ligando imediatamente ao Estádio Arena da Floresta e Via Chico Mendes criando acesso rápido à BR-364 e à Via Verde pela Estrada do Amapá.
O projeto aproveita 70% da antiga pista de aviação de Rio Branco, cujo asfalto está em boas condições, ponto em que somando o parque urbanizado, o leito total será de 120 metros de largura. Assim, estará se constituindo na maior obra urbana em andamento no Estado do Acre. A pista rodoviária terá seis faixas de rolamento.
A antiga pista de pouso será aproveitada em uma rede de acesso à Via Chico Mendes, Estádio Arena da Floresta, Via Verde e BR-364. Em suas laterais será implantado um parque com espaços e arborização que o tornarão parecido com o Parque da Maternidade, com sistema que privilegia primeiro o pedestre, o ciclista e o motorista.