Obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito será entregue em 30 dias

Unidade terá capacidade de atender 400 pessoas por dia

pronto_socorro_foto_sergio_vale_6.jpg

Governador Binho Marques visitou as instalações da Unidade, ao lado do prefeito Raimundo Angelim (Foto: Sérgio Vale/Secom)

pronto_socorro_foto_sergio_vale_12.jpg

Unidade terá capacidade para 60 leitos, 4 consultórios, e uma série de outras instalações para garantir o atendimento à população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24 Horas, construída no Segundo Distrito de Rio Branco, será entregue à população em aproximadamente 30 dias. Considerada de porte 3 na escala do Ministério da Saúde, a UPA tem área total de 3,9 mil metros quadrados com capacidade de acolher fluxo diário de 400 pessoas e reitera o pacto da saúde firmado entre Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco para o setor.  

Preparado com todos os equipamentos e pessoal capacitado para receber e realizar diagnósticos de emergência, o pronto atendimento terá disponível 60 leitos distribuídos em três enfermarias, 4 consultórios (1 deles odontológico), setor de emergência, 3 áreas de isolamento, salas para medicação, área de conforto clínico destinada ao descanso de profissionais médicos plantonistas e laboratórios de análises clínicas, raio X e ultrassonografia.

O governador Binho Marques percorreu as instalações da nova unidade de saúde acompanhado do prefeito Raimundo Angelim. Ele informou que a UPA do 2º Distrito irá compor rede de atendimento de urgência e emergência incluindo ainda o Centro de Saúde do Tucumã, que será também formatado para prestar serviço semelhante aos moradores da capital, e novo Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco, onde funciona atualmente o pronto socorro. "Naquele local será construído um prédio de cinco andares para este tipo de atendimento. Até 2010, Rio Branco estará bem servido com essas e outras obras para a área de saúde".

As obras de construção da unidade de saúde são responsáveis pela geração de 100 empregos diretos e pela criação de quase o dobro de postos de trabalho indiretos. O engenheiro civil Danilo Rogério do Vale Júnior, que responde pela empresa executora da obra, reconhece que não foi fácil contratar este volume de trabalhadores devido ao número de obras de grande porte sendo realizadas no Estado.

O prefeito Angelim reforça que o padrão de qualidade do empreendimento é reforçado com a humanização no atendimento. "Dá orgulho termos no Acre uma unidade de saúde deste porte. Com a construção da rodoviária internacional, aqui em frente, o Segundo Distrito tem melhorado cada vez mais", diz. 

pronto_socorro_foto_sergio_vale.jpg

UPA entrará em funcionamento dentro de 30 dias em Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Responsabilidade ambiental – Operando com Licença de Instalação, a Secretaria de Obras Públicas (Seop) trabalha para atender às exigências impostas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) até a obtenção da Licença de Operação. Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) exclusiva irá preparar todo o resíduo sólido antes de lançá-lo à rede comum. O cuidado com o meio ambiente do entorno da UPA respeita as condições legais previstas para a instalação da unidade em local próximo à Área de Proteção Ambiental do Amapá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter