O sucesso profissional das irmãs Guimarães no ramo da costura em Capixaba

Moradoras do Ramal da Limeira, em Capixaba, as quatro irmãs, Maria Roseni Guimarães, Rosa Guimarães, Maria Rosicleide Guimarães, e Rosângela Guimarães realizaram o curso de costureira ofertado pelo governo do Estado por meio do Instituto Dom Moacyr e hoje são exemplo de sucesso profissional na comunidade onde moram.

As irmãs Guimarães e o diretor-presidente do IDM Marco Brandão com vestidos produzidos (Foto: Tamara Smoly)

As irmãs Guimarães e o diretor-presidente do IDM Marco Brandão com vestidos produzidos (Foto: Tamara Smoly)

No fim de 2012, quando as irmãs Guimarães, como são conhecidas, elas fizeram  o curso e começaram a produzir vestidos para noivas, para aniversários de 15 anos e festas em geral. Hoje elas alugam as roupas e reconstituem as peças após serem utilizadas, para que os modelos não se repitam ao serem readquiridos.

Entre as peças, elas estão produzindo roupas de cama, mesa e banho, fardamento escolar, e vêm recebendo encomendas de costuras em geral. O material tem perfeito acabamento, tudo feito com muito capricho, sendo de excelente qualidade. As irmãs Guimarães, pretendem capacitar mais 23 pessoas da comunidade, para juntas formarem uma cooperativa, e assim produzirem em maior escala.

“O curso foi muito bom, a gente se profissionalizou, e hoje estamos fazendo uma renda média de seis mil reais por mês, ainda é pouco para o que planejamos, mas vamos nos especializar para atender mais pedidos. Nossa comunidade é simples, as pessoas gostam do nosso trabalho, já conquistamos muitos clientes, não para de chegar pedidos”, disse Rosângela Guimarães.

O diretor-presidente do IDM, Marco Brandão expressa a satisfação do governo pelos cursos ofertados em todo o Estado. “Esse é mais um dos muitos exemplos que temos de pessoas vinculadas aos programas de transferência de renda que garantiram sua autonomia, como profissionais liberais, com perspectivas de inclusão em programas de formalização de pequenos e médios empreendimentos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter