O que é feito e o que deve ser feito pela cultura no Acre

No terceiro dia da Semana Estadual de Cultura, um balanço das atividades no estado é realizado

conferencia_cultura_acre_val_fernandes_02.jpg

Produtor Cultural Lenine Alencar apresentou os resultados das Conferências Municipais (Foto: Val Fernades/FEM)

Em seu terceiro dia, na manhã dessa quarta-feira, 7, no teatro da Firb/Faao, a Semana Estadual de Cultural iniciou os trabalhos relacionados à II Conferência Estadual de Cultura apresentando uma exposição dos resultados consolidados durante as Conferências Municipais e um balanço dos trabalhos do Conselho Estadual de Cultura, o Concultura. O artista e produtor cultural Lenine Alencar foi o responsável por apresentar o resultado das Conferências Municipais, que aconteceram em todos os municípios do estado durante o mês de setembro.

Acompanhe aqui todas as informações da Conferência.

Lenine lembrou a todos o quanto foi difícil realizar as Conferências e chegar a todos os municípios do estado. Ainda assim, mesmo sobre todas as adversidades, a participação dos fazedores culturais e das pessoas relacionadas às políticas públicas culturais foi maciça, possibilitando os debates que levaram a pontuar as problemáticas culturais do estado e possibilitando a Conferência Estadual.

"Lógico que a Conferência não revela todas as carências e necessidades dos municípios porque elas são muitas", pontuou Lenine. Ainda assim, em todas as conferências municipais, um ponto de discussão foi prioritário, a educação, pois para os produtores culturais, as escolas devem incentivar a produção artística. Outro ponto bastante discorrido foi o da comunicação, já que é através da comunicação que artistas e produtores estarão interligados, além de deixar a população integrada das realizações artísticas em todos os pontos do estado. "Através de um blog na internet, por exemplo, as pessoas podem saber o que está acontecendo culturalmente em Manoel Urbano", disse Lenine.

Concultura

Na mesma manhã, Eduardo Cordeiro subiu ao palco para fazer um balanço sobre o trabalho do Conselho Estadual de Cultural, o Concultura, no período desde 2006 até agora. Ao Concultura está atribuído o planejamento das políticas públicas culturais, além de fiscalizar o destino das verbas destinadas a projetos culturais. É uma entidade formada por artistas, produtores culturais, a sociedade civil e pessoas ligadas a instituições governamentais.

Atualmente, o Concultura é composto por 22 membros que representam as mais diversas modalidades culturais, mas as discussões são abertas a toda a comunidade. O grande objetivo do Concultura é democratizar as discussões sobre cultura no Estado e contribuir com a Fundação Elias Mansour (FEM) no processo de planejamento, fixação e normatização das políticas de cultura no Estado do Acre.

Vários segmentos artísticos fazem parte do Concultura, o que também ajudou na criação das Câmaras Técnicas. Porém, alguns produtores artísticos não se encaixam em nenhum dos atuais segmentos, "por isso estamos pensando numa maneira de mudar esse formato e poder encaixar mais pessoas no Concultura", explica Eduardo.

Apreciando arte

conferencia_cultura_acre_val_fernandes_01.jpgQuem participa da Semana Estadual de Cultura também é privilegiado com belas apresentações artísticas. Todos os dias da Semana estão com o Momento Cultural antes do inicio de seus debates. Nessa quarta-feira, a apresentação ficou a cargo da Associação de Mulheres do Segundo Distrito e suas Pastorinhas, crianças que cantam e danças cantigas populares.

Sobre o comando de Rogério Curtura, o famoso Palhaço Rufino, essas apresentações são intercaladas junto aos debates. Também aconteceu a exibição do documentário "Arte em Ruína", produzido pelo grupo de teatro Arte na Ruína, de Xapuri, contemplado pelo projeto audiovisual Revelando os Brasis, que ajuda na realização de documentários em municípios com menos de 20 mil habitantes. A programação cultural da Semana Estadual de Cultura vai até o dia 10 de outubro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter