Padre Paolino atende mais de 60 pessoas por dia na igreja de Sena Madureira, distribui remédios e ensina poções medicinais
{xemp3bot}images/stories/audio/Materia/novembro/padre_paolino_centenario.mp3|true()|230|20|medico_floresta|1|0|0x5C8A88{/xemp3bot} |
O dia nem bem amanheceu, por volta da 4h da manhã e as pessoas já começam a chegar na igreja católica Nossa Senhora da Conceição, em Sena Madureira. A pressa é para fazer a fila para garantir atendimento com o médico da floresta, como é chamado no município o padre Paolino Maria Baldassari.
A cada minuto que passa, o número de pessoas aumenta, e enquanto não amanhece elas vão se acomodando em um banco de alvenaria que fica encostado à igreja.
Após ter pegado oitenta cruzes de malária, padre Paolino, que tem 81 ano, é dono de uma vasta experiência sobre as doenças que afeta a comunidade da zona rural e urbana de Sena Madureira, em uma conversa e uma simples examinada no paciente consegue diagnosticar algumas enfermidades.Os remédios prescritos por ele são na maioria de plantas medicinais, que podem ser feitos em casa pelo próprio paciente, por isso, o apelido de médico da floresta.
Outros remédios são fármacos que recebe de sua família, que reside na Alemanha.
O seringueiro Josimar Macelino, que mora no Rio Caeté diz que prefere se consultar com o padre Paolino, e diz que os medicamentos que ganha ou aprende a fazer sempre o curam. “A maioria dos remédios que a gente precisa ele tem aqui e repassa de graça. Os remédios que ele passou serviram para curar minhas doenças, confio no trabalho que faz e ele tem um carinho muito grande pelas comunidades”, comenta.
Diz que uma das maiores dificuldades é a falta de medicamento e não tem como conseguir ate que seu estoque chegue da Alemanha. Ainda assim, enfrenta a burocracia em receber um produto de outro país.
A igreja católica dispõe hoje de um laboratório no qual são realizados exames gratuitamente. Os recursos para a compra de material que o mantém são oriundos das doações de pessoas que procuram o serviço e doam dinheiro para a igreja.
Márcio Farias
Rádio Difusora – Sena Madureira
Agência de Notícias do Acre