O desafio do governo do Estado na recuperação da Avenida Marinho Monte

Máquinas já estão no local e insumos já estão sendo transportados para a recuperação da via mais importante de Brasileia (Foto: Pedro Devani/Secom)
Máquinas já estão no local, e insumos vêm sendo transportados para a recuperação da via mais importante de Brasileia (Foto: Pedro Devani/Secom)

Principal Avenida de Brasileia, a Marinho Monte é uma parte da BR-317 dentro da cidade. Fora da área de alagação urbana, além de corredor para a cidade de Assis Brasil e o Peru, a avenida reúne os principais comerciantes do município.

Ainda assim, seu estado hoje é de total degradação. Ouvindo o clamor da população, o governador Tião Viana se responsabilizou, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por sua total reconstrução.

Há algum tempo, um grupo de empresários de Brasileia, angustiado com a situação da avenida, fundou o movimento SOS Marinho Monte e buscou ajuda do governador como último recurso, já que a recuperação da avenida é uma obrigação da prefeitura, que afirmara não ter como fazê-la.

Tião Viana – que já havia tentando assumir a recuperação da avenida oito vezes junto à prefeitura, todas negadas – decidiu que a situação deveria ser resolvida de uma vez por todas, e assumiu esse papel.

Após pedido da população de Brasileia, Tião Viana assumiu recuperação da Avenida Marinho Monte junto ao Dnit (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Após pedido da população de Brasileia, Tião Viana assumiu a recuperação da Avenida Marinho Monte com o Dnit (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

As obras então tiveram início, com o Dnit se responsabilizando pela recuperação asfáltica da avenida, colocando máquinas na pista e insumos nos canteiros. Já o governo do Estado assumiu toda a parte de drenagem, calçamento, esgoto e uma novidade para a população: ciclovia.

“Hoje estamos iniciando uma obra que vai custar em torno de 5 a 6 milhões de reais, para que a população de Brasileia possa se sentir representada e admire um de seus espaços mais importantes”, disse Tião Viana, ao levar o anúncio da recuperação para a população da cidade, que ficou em festa.

Uma ação com obstáculos

Em 2014, a prefeitura de Brasileia anunciou o início da recuperação da Marinho Monte e enviou máquinas para o local, que realizaram apenas a raspagem de toda a camada asfáltica e então pararam os serviços. Desde então, a via passou a ser dominada por poeira nos dias de sol e lama nos dias de chuvas.

O Ministério das Cidades já havia liberado R$ 400 mil (de um convênio total de R$ 1,6 milhão) para a prefeitura recuperar a avenida. A municipalidade também alega ter mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares, mas nada mais foi feito.

“Muitas vezes, vamos passando e os carros jogam lama na gente”, conta Eurides da Silva, que sonha com a recuperação da avenida (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Muitas vezes vamos passando e os carros jogam lama na gente”, conta Eurides  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Moradora de Brasileia, a jovem Eurides da Silva não consegue andar de bicicleta na Marinho Monte. Ela se vê obrigada a descer do transporte e puxá-lo em alguns trechos. “É muito complicado andar de bicicleta aqui. Muitas vezes vamos passando e os carros jogam lama na gente”, revela.

Com a obra começando, o sonho de mobilidade volta para a jovem: “Tomara que isso se realize mesmo, porque estamos precisando muito. É isso que a população espera”.

Um dos participantes do grupo SOS Marinho Monte, o comerciante Jamerson Onório conta que, desde o anúncio do governador, a população tem ficado bastante esperançosa. “Estamos fazendo reuniões aqui e explicando que o governo está na fase de medições e ações”, conta.

Onório ainda relata que, após o governador Tião Viana aceitar o pedido de recuperação da Marinho Monte e colocar as ações em prática, integrantes do SOS ainda foram procurados por parlamentares que antes os haviam ignorado, mas sustenta que o grupo confia no compromisso assumido pelo governador, único a receber seus pedidos.

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