Números de homicídios e roubos cai no Acre

A Coordenadoria de Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) divulgou que nos últimos meses o número de homicídios no Estado apresentou redução significativa, assim como o número de assaltos na capital. O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) apresentou no mês de julho uma redução de 39% em relação ao mês de junho. Já os números de roubos na capital em julho diminuíram 9% em relação ao mês anterior.

Entre os primeiros sete meses do ano, o número de homicídios dolosos em julho foi o menor até agora, com 11 vítimas. Em junho foram 18 homicídios e em abril foi registrado o maior número, com 26 mortes. Já o número de assaltos em julho foi de 293 ocorrências registradas. Em junho foram contabilizados 321 roubos e em abril também foram registrados os maiores números – 381 casos.

“Essa redução é resultante do planejamento estratégico pautado na otimização dos recursos, nas ações orientadas pelas informações e conhecimentos produzidos a partir da Análise Criminal e Serviço de Inteligência e pelo esforço constante de todos os órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública”, afirma o secretário de Segurança Pública (Sesp), Reni Graebner.

Para o secretário, um dos serviços que ajudou na apresentação desse resultado foi a implantação do Disque-Denúncia. Através dos números 181 e 197, o cidadão acreano, tutelado pela garantia do sigilo, torna-se solidário, auxiliando com informações o Sistema de Segurança Pública na identificação e localização de criminosos, bem com na elucidação de crimes.

Novos investimentos

A Sesp também está se preparando para colocar em prática novas ações que vão ajudar no combate à criminalidade.  O novo sistema de videomonitoramento é uma delas. Serão 30 câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos de Rio Branco, levando em consideração a preservação do equipamento, incidência de crimes, fluxo de pessoas e rotas de fuga.

Vinte câmeras já estão sendo instaladas na capital, sendo que 19 serão dispostas em áreas prioritárias de Rio Branco, decididas a partir dos bairros com maior incidência no consumo de drogas (Papoco, Preventório, Volta Seca, Base e Cidade Nova). Já uma câmera funcionará instalada em uma base móvel, que fará o acompanhamento e registro das imagens.

Na última semana o governador Tião Viana entregou às Forças de Segurança Pública nove veículos comprados com investimentos do programa “Crack, É Possível Vencer” e da contrapartida do empenho, por parte do Estado, de policiais militares na Força Nacional.

Além disso, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, também assinou a ordem de entrega de mais 14 viaturas adquiridas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 684 mil e mais 29 viaturas adquiridas com recursos da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), no valor de R$ 3.421.150. Esses veículos deverão ser entregues em 120 dias para as polícias Civil e Militar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter