Em Rio Branco, o Núcleo Pavanelli – Teatro de Rua e Circo – apresenta os espetáculos “Aqui Não, Senhor Patrão!” e “O Básico do Circo” em vários espaços da cidade, além do debate “O Teatro de Rua e suas Implicações Sociais”, ambos integrantes do projeto Movimento Cidadão pela Cultura, que integra uma rede solidária de grupos de teatro, promovendo a circulação pelas regiões brasileiras e a troca de experiências entre os envolvidos.
O grupo, criado em 1999, foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz 2012, da Funarte. Antes de chegar ao Acre, os artistas percorreram os municípios de Capela do Alto, Tatuí, Itu, Votorantim e Sorocaba, no interior de São Paulo, e depois irão para outra capital do Norte: Porto Velho, em Rondônia. Aqui, os responsáveis pela acolhida serão os parceiros da Casa Vivarte, no bairro Vila Ivonete.
Segundo Dani Mirini, do Vivarte, o público tem espaço garantido para se expressar nas peças da Cia. Pavanelli. ”Eles buscam conscientizar o povo sobre os seus direitos como cidadãos, transmitindo a noção de que a cultura também é política e de que é preciso participar deste processo para entendê-lo e poder colaborar com críticas e ações construtivas. Sempre há interação com a plateia”, explica.
Movimento Cidadão pela Cultura
O grande anseio do núcleo era percorrer o país com o seu repertório cênico e se unir a outros grupos de teatro para trocar experiências e formar uma rede nacional. A oportunidade chegou, novamente, com o Prêmio Funarte de Circulação Nacional 2006/2007, que deu oportunidade para que os atores apresentassem o espetáculo “O Básico do Circo” nas cidades de Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e na capital do Rio de Janeiro e Niterói. A escolha se deu por motivos específicos.
“Contamos com a parceria do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco, da Associação de Teatro de Olinda e, no Rio, com o grupo Tá na Rua. Além das 10 apresentações previstas, fizemos uma mostra de teatro em cada estado, com a participação de cinco grupos locais, e ainda um ciclo de palestras nas universidades federais de Pernambuco e do Rio de Janeiro com a presença de Rubens Brito, João Carlos Andreazza, João Denis, Betti Rabetti e Amir Haddad”, explica a dramaturga Simone Brites Pavanelli.
Programação gratuita
Sábado, dia 13, as 18h
Espetáculo: Aqui Não, Senhor Patrão!
Local: Casa Vivarte – Rua da Paz, na Vila Ivonete. Em frente ao Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte (Barquinha).
Domingo, dia 14
Debate: O Teatro de Rua e Suas Implicações Sociais e Políticas, às 14h
Espetáculo: O Básico do Circo, às 18h
Local: Casa Vivarte
Terça-feira, dia 16, as 18h
Espetáculo: Aqui Não, Senhor Patrão!
Local: Calçadão do Terminal Urbano, no Centro
Quinta-feira, 18, as 19h
Espetáculo: Aqui Não, Senhor Patrão!
Local: Calçadão da Gameleira, no 2º Distrito
Sábado, dia 20, as 18h
Espetáculo: Aqui Não, Senhor Patrão!
Local: Sede dos grupos Saci e de folguedo popular Carumbé Jabuti Bumbá – Rua do Coco, no conjunto Mocinha Magalhães, Distrito Industrial