Núcleo de Telessaúde do Acre realiza webpalestra no Dia Mundial sem Tabaco

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre, realizou na segunda-feira, 31, a webpalestra sobre o Dia Mundial sem Tabaco. A finalidade do encontro virtual foi conscientizar a população para os riscos que o tabagismo pode provocar na saúde do indivíduo, sobretudo, se estiver associado à tuberculose, doença crônica que mata diariamente 4.500 pessoas.

Webpalestra sobre o Dia Mundial sem tabaco transmitida pelo youtube. Foto: Cedida

A ação tem como intuito desenvolver práticas de apoio à atenção primária à saúde e busca abordar os riscos de diversas doenças causadas pelo fumo, como o câncer e o infarto do miocárdio.

O Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Sesacre, coordenado por Silene Nunes, especialista em dependência química,  atua em conjunto com a campanha nacional: ” Comprometa-se a parar de fumar”.

Essa abordagem de conscientização surge no cenário da crise sanitária causada pela infecção respiratória da Covid-19 e alerta para a combinação perigosa entre tuberculose e o tabagismo, além de buscar enfatizar os males oriundos do cigarro, seja o artesanal ou eletrônico.

No Acre, conforme os dados da Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) houve um aumento de consumo do tabaco, e o percentual de adultos fumantes acima dos 18 anos foi maior entre homens, a maioria está usando o narguilé, isto é, o famoso cachimbo turco, tão potente quanto o cigarro comum.

“Com uma atenção básica forte é possível prevenir a iniciação do tabaco, a fim de reduzir a mortalidade por câncer, a saúde primária tem vários  atributos para atender os pacientes fumantes, sendo: a intervenção medicamentosa, a abordagem cognitiva comportamental e intervenções psicossociais que englobam materiais de autoajuda”, enfatizou o enfermeiro Tiago Cruz.

A equipe da Sesacre convidou profissionais como o pneumologista, Alexandre Milagres, a psicóloga Aline Mesquita, e o enfermeiro especialista em Saúde Pública, Tiago Cruz de Souza, para ministrarem a webpalestra no Dia Mundial sem Tabaco. Os interessados podem acessar o conteúdo no canal do Telessaúde Acre: www.youtube.com/telessaudeacre.

Equipe de saúde durante atividades relativas ao Dia Mundial sem Tabaco. Foto: Cedida

O governo do Estado, por meio da Sesacre, desenvolve o Programa Estadual de Controle do Tabagismo, como forma de fortalecer as políticas públicas, permitindo, maior acesso aos serviços da atenção básica. As equipes de saúde investem no trabalho preventivo evidenciando que o cigarro é um forte colaborador ao adoecimento do ser humano e pode causar dependência química da nicotina e males como a ansiedade.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter